Foz do Iguaçu teve tempestade de poeira no fim de semana – saiba mais

Ventos vindos do Paraguai preocuparam os moradores de vários bairros na tarde de domingo (18); na sequência, houve chuva torrencial.

Por volta das 15h30 desse domingo (18), Foz do Iguaçu foi coberta por uma nuvem de poeira, provocada por fortes ventos vindos do Paraguai. O fenômeno preocupou moradores de vários bairros e torcedores que estavam no Estádio do ABC.

Veja também:
Imagens do poeirão durante o jogo do Foz do Iguaçu FC no Estádio do ABC

Após sequência de dias com tempo seco, rajadas movimentaram grandes quantidades de terra e escureceram o horizonte na fronteira. Os ventos percorreram Foz do Iguaçu de sudoeste para nordeste, do Porto Meira e áreas ribeirinhas até Morumbi e Três Lagoas.

Nuvem de poeira em direção à Região Norte de Foz do Iguaçu.
Nuvem de poeira em direção à Região Norte de Foz do Iguaçu. Foto: Guilherme Wojciechowski/H2FOZ

Logo após o poeirão, uma chuva torrencial atingiu parte do perímetro urbano, com acúmulo de água em pontos tradicionais de alagamento.

Das primeiras rajadas de vento até as últimas gotas de chuva, contudo, o mau tempo em Foz do Iguaçu durou pouco mais de uma hora. Não há, até o momento da publicação da notícia, relatos de atendimentos prestados pela Defesa Civil.

Radar do Simepar mostra a chuva na região de fronteira por volta das 16h.
Radar do Simepar mostra a chuva na região de fronteira por volta das 16h. Imagem: Gentileza/Simepar

Tempo em Foz do Iguaçu

De acordo com o Simepar, serviço de meteorologia do Paraná, a segunda-feira (19) terá tempo firme em Foz do Iguaçu, com predomínio de sol. Os termômetros oscilarão entre 17°C e 26°C.

Para terça-feira (20), há chances de pancadas de chuva (1.5mm), bem como na quarta (21) e na quinta (22). Para quarta, o boletim projeta acumulado de 8.9mm, enquanto para quinta estão previstos outros 7.6mm.

Próximos dias em Foz do Iguaçu.
Próximos dias em Foz do Iguaçu. Gráfico: Simepar

De sexta (23) em diante, o Simepar prevê céu azul e termômetros entre 19°C e 27°C em Foz do Iguaçu. Para conferir a previsão do órgão, na íntegra, clique aqui.

Vazão nas Cataratas do Iguaçu

Às 9h desta segunda-feira, a vazão de água nas Cataratas do Iguaçu estava em 468 metros cúbicos por segundo (m³/s). Tal valor representa menos de um terço do referencial padrão de 1.500m³/s.

Vazão de água nas Cataratas do Iguaçu.
Vazão de água nas Cataratas do Iguaçu. Gráfico: Copel

Conforme a Companhia Paranaense de Energia (Copel), o Rio Iguaçu tende a permanecer com vazão baixa em Foz do Iguaçu pelas próximas 36 horas.

Na Estação Porto Capanema, localizada águas acima, o fluxo tem permanecido abaixo dos 400m³/s desde a noite de domingo. Não há, pelo menos por enquanto, indicativo de recuperação.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.