Frente fria? Geada? Veja a previsão para maio em Foz do Iguaçu e região

Simepar emitiu boletim com previsão para o mês, historicamente marcado por menos dias quentes e pela entrada de frentes frias.

O Simepar divulgou, neste feriado prolongado, a previsão para maio no Paraná, com possibilidade de chuvas abaixo da média. Historicamente, o mês tem como característica temperaturas mais baixas que as de abril, influenciadas por episódios de frente fria.

Leia também:
Previsão para o feriadão do Trabalhador em Foz do Iguaçu

De acordo com o órgão de meteorologia do Paraná, em 2025, maio tende a ter menos chuva no Oeste do Paraná. Em um ano considerado padrão, cidades como Cascavel, Toledo e Francisco Beltrão podem registrar até 200 milímetros de precipitações.

Já para municípios como Foz do Iguaçu, Santa Helena e Guaíra, o Simepar indica temperaturas médias entre 18°C e 20°C, semelhantes às do litoral. Há chances de dias de frio intenso, característicos de períodos de frente fria.

Basicamente, conforme o Simepar, Foz do Iguaçu poderá ter chuvas abaixo da média para o mês e temperaturas na média ou ligeiramente acima. Maio terá, contudo, ocasionais episódios de frio e fenômenos como nevoeiro ao amanhecer.

Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar, explica que os modelos utilizados pelo órgão não indicam a entrada de uma grande frente fria nas próximas semanas. Assim, o mês poderá fechar com média de 0,5°C a 1°C acima na maioria das regiões do Paraná.

O que é uma frente fria?

Massa de ar comparativamente mais frio vinda de latitudes mais ao sul, uma frente fria pode ocorrer em qualquer época do ano. No verão, por exemplo, o fenômeno costuma provocar chuvas e até mesmo temporais no embate com massas de ar mais quente.

No outono e no inverno, a entrada de uma frente fria tem como efeito o resfriamento ainda maior do ambiente, com quedas nas temperaturas.

Mesmo em regiões como Foz do Iguaçu, de baixa altitude, massas de ar polar podem gerar temperaturas negativas ou próximas a zero. Episódios de frio extremo na cidade são mais comuns, principalmente, no período entre junho e agosto.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.