Rádio Clube
H2FOZ
Início » Meteorologia » E este friozinho em outubro? Veja a previsão para a semana em Foz do Iguaçu

Meteorologia

Tempo na fronteira

E este friozinho em outubro? Veja a previsão para a semana em Foz do Iguaçu

Meteorologia prevê sequência de dias ensolarados para Foz do Iguaçu e região de fronteira, com elevação gradual das temperaturas.

3 min de leitura
E este friozinho em outubro? Veja a previsão para a semana em Foz do Iguaçu
Tempo firme na área central de Foz do Iguaçu. Foto: Marcos Labanca/H2FOZ

Usar casaco no mês de outubro? A cena, atípica para o décimo mês do ano em Foz do Iguaçu, tem sido frequente nos últimos dias. Nesta época do ano, via de regra, os iguaçuenses já estão reclamando do calor e dormindo com ar condicionado.

Leia também:
Brasileiro tentava cruzar Ponte da Amizade com lagartixas, jacarés e cobras vivos

Publicidade

A segunda-feira (20) começou com 15°C e vento gelado na Terra das Cataratas. Para o restante do dia, com pouquíssimas nuvens no horizonte, os termômetros deverão subir para 25°C, conforme previsão do Simepar, serviço de meteorologia do Paraná.

O boletim do Simepar indica que, pelo menos até sexta (24), o tempo deverá continuar firme em Foz do Iguaçu. Para sábado (25), há chances de pancadas de chuva. Já o domingo (26) poderá ter até 19.5 milímetros de chuva.


Outras fontes consultadas pelo H2FOZ, como o site Climatempo, confirmam a projeção de tempo firme durante os dias úteis e chuva no fim de semana. O Climatempo aposta em até 27.4mm no domingo, com prováveis chuvas também na segunda (27) e na terça (28).

Já a Metsul Meteorologia prevê 26.4mm de chuva para sábado e 14mm para domingo em Foz do Iguaçu. A empresa gaúcha aponta máximas de 32°C para sexta e 33°C para sábado, mas, no domingo, os termômetros não deverão passar dos 23°C na fronteira.

Vazão das Cataratas do Iguaçu

Às 8h desta segunda-feira, a vazão de água nas Cataratas do Iguaçu estava em 3.030 metros cúbicos por segundo (m³/s). Tal volume representa o dobro do fluxo habitual para o rio em seu trecho no município de Foz do Iguaçu.

Para as próximas horas, de acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), há tendência de estabilidade. Conforme os registros, o Rio Iguaçu permaneceu na faixa dos 3.000m³/s durante a madrugada e assim deve continuar durante parte do dia.

Vazão de água nas Cataratas do Iguaçu.
Vazão de água nas Cataratas do Iguaçu. Gráfico: Copel

Na estação Porto Capanema, águas acima de Foz do Iguaçu, a vazão chegou a cair para 2.620m³/s no domingo (19), mas voltou a subir. Na manhã desta segunda, às 8h, estava em 3.470m³/s.

A água que passa pelo trecho do Rio Iguaçu em Capanema costuma demorar, em média, cerca de 15 horas para chegar às Cataratas do Iguaçu.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.