Não se pode negar que o outono tem manhãs caprichadas. E fresquinhas, o que é melhor. Foto Patrícia Iunovich

Inmet divulga “alerta amarelo” para temporal em Foz, nesta sexta-feira, 16

Todo alerta deve ser divulgado, mesmo que não se confirme. Afinal, é previsão, e como tal, se baseia em possibilidades. Com este introito, vamos à notícia: o Instituto Nacional de Meteorologia coloca Foz do Iguaçu numa estreita faixa do Paraná onde pode ocorrer temporal com “perigo potencial”.

Nesta estreita faixa do Paraná, estamos nós. Se vier o temporal, é muito azar.

Os “riscos potenciais”, segundo o Inmet, são de muita chuva (entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 mm por dia), ventos fortes (entre 40 e 60 km por hora) e queda de granizo. O risco é baixo para corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos. Mas isso pode ocorrer.

O Inmet não está totalmente sozinho na previsão de temporal nesta sexta. O AccuWeather acompanha, prevendo “uma tempestade em partes da região”. Mas o Climatempo e o CPTEC/Inpe só veem no horizonte “pancadas de chuva”. E o Simepar nem isso: só tempo nublado.

Pra ver como a meteorologia não é como a matemática. Mas ajuda a gente a se prevenir, porque é muito ruim sair à rua de carro e ficar no meio de um alagamento; ou ser vítima de uma queda de uma árvore ou de um galho desses capazes de detonar um carro ou pessoa.

E se já é difícil fazer previsões acertadas em outras estações, parece que o outono traz dificuldades extras. Porque praticamente não há unanimidade entre os meteorologistas para os próximos dias.

Vejamos isso, em relação à chuva, nos próximos dias:

Simepar: chuva só no sábado, 17, depois seca a perder de vista. Temperaturas ficam mais ou menos como estão, com mínimas de 18 (ou 17) e máximas de 31 (ou 32) até, digamos, quarta-feira (pra não ir tão longe).

CPTEC/Inpe: chuva nesta sexta e depois… humm, nada mais, a perder de vista. Temperaturas parecidas com as do Simepar, menos pra amanhã, com máxima de 26 graus (um refresco!).

AccuWeather: tempestade em partes da região, que vale pra sexta e sábado. Depois, nem é preciso dizer, só tem chuva láááá pra frente. É um pouquinho mais comedido nas temperaturas, mas nada muito abaixo dos 30 graus.

Inmet: já previa chuva pra esta quinta, até com “trovoadas isoladas”, de manhã, de tarde e de noite. Falhou! Pra amanhã, o temporal já anunciado. Até segunda, que é onde termina a previsão via internet, não tem chuva. Temperatura pode chegar a 35 graus no sábado (ufa! Tomara que erre).

Climatempo: também previa chuva pra esta quinta, à tarde e à noite. Até as 16h30, pelo menos, errou. Prevê pancadas de chuva na sexta e no sábado. Quanto às temperaturas, não tem tanta diferença com os demais. Mas tem uma bem grande com o Inmet: a máxima, pro Climatempo, será de 28 graus no sábado, não 35!

CONCLUSÃO

Será que os meteorologistas ficam ofendidos se a gente disser que este cachorrinho sabe tanto sobre clima quanto eles? É só brincadeirinha, claro. Foto Patrícia Iunovich

Ou melhor: conclusão? Nenhuma. É muita diferença de previsões pra se concluir qualquer coisa. A não ser, talvez, que pode chover nesta sexta. Ou não. E que esta chuva pode vir na forma de temporal. Talvez!

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ

Cláudio Dalla Benetta é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ tem 908 posts e contando. Ver todos os posts de Claudio Dalla Benetta - H2FOZ