Inmet inclui Foz do Iguaçu no alerta amarelo para temporais, até quarta, 17

Previsão não havia sido divulgada na manhã desta terça. Na previsão só para Foz, Inmet menciona chuva forte e trovoadas na quarta-feira.

Apoie! Siga-nos no Google News

Previsão não havia sido divulgada na manhã desta terça. Na previsão só para Foz, Inmet menciona chuva forte e trovoadas na quarta-feira.

Esta é a previsão para Foz do Iguaçu, do Inmet, para o final desta terça-feira e para quarta, 17.

Noite: “muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas”, à noite. Ventos fracos.

Quarta: “muitas nuvens, com pancadas de chuva, por vezes fortes, e com trovoadas isoladas”, à tarde e à noite. Ventos fracos.

No entanto, o Inmet inclui Foz do Iguaçu na área que está em alerta amarelo para temporais, com grau de “perigo potencial”, em vigor até 11h de quarta-feira.

Embora a previsão para Foz fale em ventos fracos, o alerta diz que, em toda a região marcada no mapa, podem ocorrer ventos intensos, entre 40 e 60 km por hora. E chuvarada entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia.

Segundo o aviso, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, de alagamentos e de descargas elétricas.

Os alertas do Inmet variam de amarelo (perigo potencial) a vermelho (grande perigo), passando pelo laranja (perigo).

Esta a área do Sul do Brasil que, segundo o Inmet, pode ser atingida por temporais até as 11h de quarta. Foz está ali, mas veja que o cantinho onde fica tem um certo vazio. Escapou? É provável que sim. Ou foi errinho do autor do mapa. A conferir.

ARGENTINA E PARAGUAI

O que reforça o alerta do Inmet para a região do mapa em “alerta amarelo” é a tendência de isso ocorrer também na província vizinha de Misiones, Argentina, onde para Posadas (que, em linha reta, fica a 243 km de Puerto Iguazú), foi divulgado um alerta de nível amarelo/laranja por chuvas e tormentas, pelo Escritório de Prevenção de Desastres Naturais da Argentina.

No Paraguai, já choveu forte em algumas regiões do país, como Pilar (a 400 km de Ciudad del Este) e a previsão de temporais se mantém para 11 departamentos, mas não inclui Alto Paraná, onde fica Ciudad del Este.

MUDANÇAS

A observar que, ao longo desta terça-feira, o Inmet mudou sua previsão para os próximos dias. A máxima de quarta, por exemplo, que antes seria de 27°, agora passou a 31°. E, segundo o instituto, máximas seguem em elevação, até chegar a 34° no sábado, 20.

Já não há previsão de chuva na sexta-feira, 19, apenas na quinta (“muitas nuvens com chuva”).

OUTRAS PREVISÕES

Como o Inmet alterou a previsão, vamos ver se ocorreu o mesmo com os outros serviços:

Simepar: não alterou.

AccuWeather: mantém a previsão de chuvas ocasionais e tempestades na quarta e quinta-feira.

Climatempo: alterou temperaturas previstas. Máxima de 28° (era antes de 27°) na quarta e de 31° no sábado (antes, 30°).

Tempo Agora: sem alteração.

Sistema Faep: mudou temperaturas máximas. A de quarta, que seria de 30°, foi para 31°. A de sábado mantém-se em 33°.

PRA RESUMIR

É muito provável que, como nos dois alertas anteriores do Inmet, não se concretize a previsão de muita chuva, ventos fortes e até granizo.

Mas o alerta não é pra assustar. É pra prevenir a possibilidade de isso acontecer.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.