Inmet reforça alerta para temporais. Mas com menor risco

Foz, 10h50. Tempo fechado, com chuva leve e contínua. Mais de 30 graus ainda hoje? Difícil. Foto CDB

Todos os sites de meteorologia acertaram que choveria nesta quarta, 29. Como fica o tempo nos próximos dias?

O alerta laranja do Inmet, para “perigo” de temporais em Foz do Iguaçu, ontem (terça, 28), não se confirmou. A chuva, com trovoadas, chegou nesta quarta.

Mas o Inmet insiste, agora com alerta amarelo, que indica “perigo em potencial”, em vigor desde as 10h06.

Veja como é o novo alerta:

Inmet publica aviso iniciando em 29/09/2021, 10:06. Terminando em 30/09/2021 12:00. Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h) e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Grande parte do Paraná está no “mapa da chuva” do Inmet. E, também importante para nossos rios, parte de Santa Catarina, de São Paulo e de Minas Gerais. Se chover o previsto (20 mm, no mínimo), já ajuda.

Regiões onde chove ou deve chover ainda hoje, segundo o Inmet, com risco de temporais.

Para o Inmet, em maior ou menor grau, chuvas prosseguem todos os dias, até domingo, 3. Temperaturas permanecem elevadas (pico de 36º amanhã, quinta), com exceção de sábado (22º) e domingo (21º). Seria um alívio e tanto, depois do calorão que enfrentamos.

Mas o que dizem os outros sites de meteorologia? Há previsões coincidentes com esta do Inmet? Ou cada um tem a sua?

SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS

Unanimidade não há. Longe disso. Mas que vai chover, vai.

O Simepar, por exemplo, prevê chuvas na sexta e no sábado, com o total, nos dois dias, de pouco mais de 25 mm. Temperaturas baixam dos 33º na quinta-feira para 26º nos dois dias seguintes (e 24º no sábado).

Quinta-feira fervente também na previsão do Climatempo (37º), que diminui nos dias seguintes (a mais baixa é no sábado, 24º). E, como o Inmet, o Climatempo também antevê chuvas até domingo.

O Tempo Agora diz que chove todos os dias até domingo. E um bom volume no total: 120 milímetros. O dia mais chuvoso será a sexta-feira, com 56 mm. Quanto às temperaturas, não há coincidência com a “quinta fervente” (fará 27º) e cai mais um pouco nos dias seguintes, voltando aos 30º no domingo.

O CPTEC/Inpe fica um pouco desacreditado. O site diz que hoje não chove, quando basta olhar pela janela. “Quinta fervente” (35º) está na previsão. Nos dias seguintes, temperatura na casa dos 30º, com exceção do domingo (27º). E chuva? 90% de chances na sexta-feira e de 70% no sábado. Só. Quer dizer, meio que na contramão dos demais.

Por fim, o AccuWeather, também com “quinta fervente” (37º), mas sem chuva. De sexta a domingo, uma boa dose diária de chuvas. O calor depois de quinta-feira ameniza (26º na sexta, 24º no sábado e 25º no domingo).

ONDE SE APROXIMAM

Três sites, portanto, preveem chuvas de hoje a domingo (Inmet, Climatempo e Tempo Agora). Dois deles, Simepar e CPTEC/Inpe apostam em grande possibilidade de chuva na sexta e no sábado. E um, o AccuWeather, diz que chove de sexta a domingo.

Dos seis sites meteorológicos, somente um deles, o Tempo Agora, está fora da “quinta fervente”.

E nesta quarta, como fica a temperatura? É difícil acreditar na previsão de máxima de 37º do Tempo Agora; e mesmo de 33º do CPTEC/Inpe. Ou 31º do Climatempo. Ou 30º do Simepar.

Pelo menos agora, por volta de 11h, chove. E a máxima, neste momento, é de 19,4º, conforme o site do Simepar. Mesmo que abra o sol, temperatura vai subir rapidamente mais de 10º até o final do dia? Du-vi-de-ó-dó, como dizem as crianças. Ou diziam.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ

Cláudio Dalla Benetta é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ tem 1048 posts e contando. Ver todos os posts de Claudio Dalla Benetta - H2FOZ