Inverno começa com temperaturas mais altas e “cara de outono” em Foz do Iguaçu

Ciclovia na Avenida Tancredo Neves, com predomínio de céu azul. Imagem: Marcos Labanca
Siga a gente no

Primeira semana oficial da estação deve ter predomínio de sol e máxima de até 27°C na Terra das Cataratas.

O inverno terá início, oficialmente, às 6h14 desta terça-feira (21) no estado do Paraná. A previsão do Simepar, órgão de meteorologia do estado, é que a primeira semana da estação tenha “cara de outono” em Foz do Iguaçu, com temperaturas mínimas na faixa dos 17°C e máximas que podem chegar aos 27°C em dias como a quarta-feira (22).

Conforme o boletim, a única jornada com possibilidade de chuva é a quinta-feira (23), com precipitações de baixa intensidade. Nos demais dias, o predomínio deve ser de sol, com a manhã começando fresca e a tarde não esquentando muito, como visto no gráfico abaixo:

Gráfico: Simepar

O site Climatempo, por sua vez, prevê que a cidade pode ter chuvas rápidas ao longo de praticamente toda a semana, à tarde ou à noite. As temperaturas oscilam entre os 16°C e os 29°C. Já a Metsul Meteorologia vê chance de chuva apenas nesta segunda (20) e na terça, com acumulado que não chega a um milímetro e mal dá para molhar a terra.

Estação

No momento da publicação desta notícia, o Simepar ainda não havia emitido o boletim oficial para o inverno. O que se sabe, no entanto, é que a influência do fenômeno La Niña, que esfria as águas do Oceano Pacífico, pode facilitar o avanço de massas de ar polar, fazendo com que a estação tenha temperaturas dentro ou até abaixo da média.

Em Foz do Iguaçu e região de fronteira, o inverno costuma ser mais seco que as demais épocas, com manhãs geladas (ocasionalmente com nevoeiro), tardes que chegam a ser quentes e eventuais “veranicos”, semanas em que as temperaturas sobem e podem ultrapassar os 30°C mesmo na estação mais fria do ano.

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Guilherme Wojciechowski - H2FOZ

Guilherme Wojciechowski é repórter colaborador do H2FOZ. E-mail: [email protected] - Veja mais mais conteúdo do autor.

-->