Inversão: depois da bonança, vêm por aí mais tempestades

Avenida Brasil, hoje. Sem chuva, pela manhã. Mas previsão é de muita chuva até domingo. Foto Patrícia Iunovich

Depois de quatro dias de muita chuva, em Foz, estiou. Mas por curto prazo. Nesta quarta, 6, volta a chover.,

Choveu em todo o Paraná, até a segunda-feira, 4. Ainda há localidades onde chove nesta terça, principalmente no Litoral do Estado.

Outubro começou generoso, com uma quantidade de chuva que atingiu no mínimo a metade prevista para o mês, em várias localidades paranaenses.

Aqui em Foz, choveu em quatro dias o equivalente a dois terços da média normal para outubro, que é de 207 mm. Já Curitiba atingiu a metade da média.

Mesmo com as chuvas, os reservatórios da região metropolitana de Curitiba estão muito abaixo do normal para esta época. Felizmente, assim como aqui, a meteorologia prevê chuvas diárias até o final de semana.

O próximo levantamento do Instituto Água e Terras, do governo do Estado, deverá mostrar o resultado dessas chuvas no nível dos 51 rios que cortam o Paraná.

No último levantamento, de quinta-feira passada (30 de setembro), o mapa do Paraná estava coalhado de triângulos vermelhos, que indicam níveis abaixo da cota normal. Dos 86 pontos de medição, só três estavam na cor verde. Isso deve mudar.

COM A MAIORIA

Tempo em Foz, pela manhã: muitas nuvens encobrindo o sol. Foto Patrícia Iunovich

É claro que, de um serviço meteorológico para outro, há variações, há diferenças, há até incongruências. Mas, se for levada em conta a unanimidade ou, ao menos, o que a maioria dos serviços prevê, é possível garantir uma boa chuvarada no Paraná, e em Foz em especial, ao longo da semana.

Com um detalhe: isto inclui também a possibilidade de temporais, inclusive “intensos”.

AS PREVISÕES

Simepar: chuva nesta quarta, na quinta, pausa na sexta e volta da chuva no final de semana todo.

AccuWeather: chuva de quarta a domingo, sem intervalo. Haverá até “tempestades intensas” amanhã, quarta-feira, na sexta-feira e no domingo.

Tempo Agora: chuva diária, de quarta a domingo. Foi este site que previu um grande volume de chuvas, a partir da sexta-feira passada. E acertou. Agora, prevê que o acumulado chegue no mesmo nível do anterior, de aproximadamente 150 mm, de quarta a domingo. Outubro atingirá e ultrapassará a média histórica de chuvas, portanto, antes mesmo de chegar à metade.

Inmet: não prevê chuva pra esta quarta, mas de quinta a domingo. Amanhã, só “tempo encoberto” (como nesta terça pela manhã).

CPTEC/Inpe: não tem acertado a previsão de chuvas. Passou longe dos demais, na semana passada. E insiste em pouca chuva nesta semana: só na quarta-feira (90% de possibilidade) e no domingo (70%).

Climatempo: o Climatempo reforça o time da meteorologia que prev^^e chuva diária de quarta a domingo.

E, pra reforçar o time dos prognósticos de chuva, acrescentamos ainda a previsão do site Tempo.com: chove em Foz todos os dias, de quarta a domingo, 10.

OUTUBRO, “CRAQUE” DO ANO

O meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar, força até um pouquinho a barra na comparação, mas mostra a satisfação com este mês.

“Se fosse um jogo de futebol, podemos dizer que outubro começou a partida fazendo um gol atrás do outro no time de setembro”, diz ele num comentário na página do Simepar.

Jacóbsen acrescenta que, apenas nos primeiros dias do mês, já choveu muito mais do que o somatório dos 30 dias do mês passado em muitos municípios do Paraná.

São “efeitos bem típicos da primavera, época em que sempre se espera o retorno de chuvas nas regiões paranaenses. E os prognósticos dos modelos computacionais de previsão do tempo indicam mais chuvas ainda nesta semana. Um bom começo, pois também existe uma tendência de o fenômeno La Niña reaparecer”, continua o especialista.

Ele lembra que, na primavera, “as condições meteorológicas mudam bastante rápido. Contudo, desta vez, a expectativa é que nesta primeira quinzena de outubro a ocorrência de chuva seja o destaque, e não o tempo seco como foi em grande parte deste ano”.

ÁGUA E LUZ

Que assim seja, porque a vinda de muita chuva significa afastar o fantasma do racionamento de água e, se houver ocorrência de boas precipitações no Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, pode trazer um alento ao setor elétrico, hoje cada vez mais dependente das usinas térmicas.

Basta ver a situação das usinas da Copel, instaladas ao longo do Rio Iguaçu. Foz do Areia, por exemplo, está com menos de 10% de reserva de água.

Usina Foz do Areia: usando a pouca reserva que tem para gerar mais. Foto: captura de tela do vídeo de Terra Stock

Mesmo assim, Foz do Areia tem utilizado água do reservatório pra gerar um pouco mais de energia, já que a afluência é de apenas (medição desta terça-feira) 556 metros cúbicos por segundo, mas está turbinando (gerando e devolvendo a água rio abaixo) 707 metros cúbicos por segundo.

Salto Segredo, a jusante (abaixo) de Foz do Areia, está com 19% de volume útil no reservatório. Recebe apenas 310 metros cúbicos por segundo de água e turbina 1.160 m³/s. Está, portanto, se esgotando.

É semelhante ao que ocorre em Salto Caxias, que tem um pouco menos de 22% de reserva de água. Recebe de rio acima 699 m³/s e devolve rio abaixo, depois de gerar energia, 2.220 m³/s .

Isso ocorre também nas hidrelétricas do Sudeste e Centro Oeste brasileiros. Reservas no mínimo e tentativa de gerar mais para evitar um colapso no setor.

Se chover muito nos próximos dias e ao longo da primavera, o consumidor pode ainda ter esperança de que a conta de luz não apenas deixe de subir, como possa até cair um pouco. Mas tem que chover muito, ainda.

É PRIMAVERA

Pra não dizer que não falamos de flores, mostramos algumas imagens delas. Afinal, é primavera, com ou sem chuva. E Foz está enfeitada de flores primaveris. Fotos Patrícia Iunovich

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ

Cláudio Dalla Benetta é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ tem 1047 posts e contando. Ver todos os posts de Claudio Dalla Benetta - H2FOZ