O tempo severo provocou estragos em Foz do Iguaçu nessa quinta-feira (16), com o registro de pelo menos 11 quedas de árvores e bairros inteiros sem energia elétrica (clique aqui para conferir o balanço da Defesa Civil).
Leia também:
Temporal com vento de 54km/h provoca queda de árvores e poste em Foz do Iguaçu
Nesta sexta-feira (17), o dia começou chuvoso, com o registro das primeiras pancadas por volta das 7h. Os alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nas cores amarela (perigo potencial) e laranja (perigo), continuam em vigor.
De acordo com o Simepar, órgão de meteorologia do Paraná, Foz do Iguaçu poderá ter mais 24.5 milímetros de chuva nesta sexta. Para sábado, o boletim indica 22.3mm de precipitações, mas concentradas entre a madrugada e as primeiras horas da manhã.
Após o fim da chuvarada, porém, o tempo deverá ficar firme na Terra das Cataratas, com sequência de dias ensolarados. As temperaturas permanecerão amenas, com mínimas na faixa dos 15°C e máximas inferiores a 30°C.
Outras fontes consultadas pelo H2FOZ, como o site Climatempo, projetam 36.9mm para esta sexta e 15.5mm até as 8h de sábado. Para domingo, o Climatempo vê “sol com algumas nuvens”, com máxima de 25°C e probabilidade zero de chuva em Foz do Iguaçu.
Já a Metsul Meteorologia estima 22.7mm nesta sexta e 9.2mm no sábado. De domingo em diante, a empresa gaúcha aponta pelo menos cinco dias com céu claro e temperaturas características da primavera para a Terra das Cataratas.
Vazão das Cataratas do Iguaçu
Às 8h desta sexta-feira, a vazão de água nas Cataratas do Iguaçu estava em 2.990 metros cúbicos por segundo (m³/s). Tal registro significa o dobro do fluxo normal de 1.500m³/s para o trecho do rio em Foz do Iguaçu.
Para as próximas horas, de acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), há tendência de aumento. Conforme o monitoramento, as chuvas iniciadas no final da manhã de quinta-feira (16) estão elevando o volume dos afluentes da bacia do Rio Iguaçu.

Na estação Porto Capanema, águas acima de Foz do Iguaçu, a vazão chegou a 3.560m³/s na manhã desta sexta e segue em elevação. A água que passa por Capanema costuma levar, em média, cerca de 15 horas para chegar às Cataratas.