Em comunicado divulgado neste sábado, 10, a Marinha do Brasil, por intermédio da Capitania Fluvial do Rio Paraná, orienta a população a evitar o acesso e a permanência em rios, lagos, lagunas, represas e demais corpos d’água da região de Foz do Iguaçu e Oeste do Paraná.
Leia também: Foz do Iguaçu tem alerta laranja de temporal para o fim de semana
Isso deve-se às condições meteorológicas adversas, com previsão de chuvas intensas, temporais e trovoadas persistentes nos próximos dias, e um sistema de tempestade tropical que se aproxima da região Sul do país.
Segundo a Marinha, o mau tempo e a aproximação da tempestade tropical deve impactar a região com instabilidade e tempo severo nos próximos dias.
A Marinha ainda ressalta que a combinação de ventos fortes, chuvas volumosas e trovoadas aumenta significativamente os riscos de acidentes náuticos, como correntezas intensas, elevação rápida dos níveis de água, redução da visibilidade e dificuldades de navegação segura.
Por isso, a recomendação é para que a comunidade náutica não ingresse nos cursos d’água enquanto perdurarem as condições adversas.
Ciclone extratropical
Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná – Simepar, um ciclone extratropical atua entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul. Uma frente fria associada a esse sistema avança pelo Sul do país e aumenta a instabilidade sobre o Paraná.
Em Foz do Iguaçu, choveu até o início da tarde deste sábado. Segundo o Simepar, até as 17h15 o acumulado de chuvas na cidade foi de 75,8 mm, a segunda maior marca da região, atrás apenas de São Miguel do Iguaçu onde choveu 100,4 mm.
Emergência
Contatos disponíveis em caso de emergência
Marinha do Brasil: telefone 185
Capitania Fluvial do Rio Paraná: (45) 8821-2126
Caso seja extremamente necessário estar no mar, faça sempre o checklist das condições da embarcação:
- Coletes salva-vidas para todos a bordo –
- Combustível suficiente para deslocamento
- Baterias carregadas
- Capacidade máxima não ser extrapolada
- Sempre avise pessoas próximas do trajeto, tempo estimado e telefones de contato.
Com informações da assessoria de imprensa da Marinha do Brasil


