O temporal veio fraco. Mas se ficar como no Paraguai, vai ficar feio

Mais ou menos na hora prevista pelo alerta laranja do Inmet, começou a chover em Foz do Iguaçu, na manhã desta quarta-feira, 16. Chuva ainda fraca, mas com muita trovoada de fundo.

Por enquanto, em Foz, muito barulho por quase nada. Foto CDB/H2FOZ

Ocorre que, no Paraguai, principalmente em Assunção e departamento Central, as chuvas que começaram a cair logo cedo provocaram alagamentos em ruas e avenidas, dificultando o trânsito.

A Direção de Meteorologia do Paraguai emitiu alerta meteorológico sobre um sistema de tempestades e tempo severo, de forma pontual, com rajadas de vento forte e moderadas, para vários pontos do país, inclusive Alto Paraná.

Olha só o aguaceiro numa das ruas de Assunção. Foto ABC Color

E adivinhe onde se formam os temporais previstos para atingir o Sul do Brasil? Exatamente de uma área de baixa pressão “na altura do Paraguai”, segundo o portal Canal Rural.

Houve gente que ironizou a notícia do H2FOZ sobre a possibilidade de temporais nesta quarta-feira, quando foi postada no Facebook. “Bela porcaria essa previsão”, disse um leitor. Será que mudou de ideia, agora?

Só postamos previsão quando embasada em cinco serviços de meteorologia (AccuWeather, Climatempo, Simepar, CPTEC/Inpe e Inmet). Quando há alerta amarelo ou laranja, achamos importante informar, porque prevenção – inclusive a de não parar debaixo de árvores – é melhor que prejuízo.

Esperemos que o temporal não atravesse a fronteira. Mas que venha a chuva, é necessária.

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ

Cláudio Dalla Benetta é repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.