A meteorologia da Argentina prevê, a partir desta quinta-feira (5), a ocorrência de uma onda de calor nas áreas de fronteira com o Paraguai e o Sul do Brasil.
Leia também:
Saiba a previsão para a primeira semana de fevereiro em Foz do Iguaçu
De acordo com os órgãos de monitoramento da província fronteiriça de Misiones, as temperaturas poderão chegar aos 39°C ao longo dos próximos dias.
Fontes como a página Pronóstico Misiones indicam, por exemplo, picos de até 42°C em algumas cidades da província. Puerto Iguazú, na fronteira com Foz do Iguaçu, está citada entre as localidades potencialmente mais afetadas pela onda de calor.
De fato, fontes brasileiras, como o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiram alertas quanto à ocorrência de altas temperaturas no Sul do Brasil.
Com duração até o final da noite de sábado (7), o Alerta n.º 53.156 indica registros acima da média para uma ampla faixa. A cobertura engloba Rio Grande do Sul, Santa Catarina e parte do Sudoeste do Paraná, configurando onda de calor.
O Inmet emitiu, ademais, um aviso sobre baixos índices de umidade do ar, devendo afetar, principalmente, o interior do Rio Grande do Sul.
Diante dos alertas sobre onda de calor, o H2FOZ consultou a previsão do tempo para os próximos dias em Foz do Iguaçu, em diferentes fontes.
O Simepar, órgão de meteorologia do Paraná, projeta máximas de 33°C na sexta (6) e no sábado, com sensação térmica acima disso.
O Climatempo indica 34°C para o fim de semana, enquanto a Metsul Meteorologia estima pico de 39°C na sexta e 36°C no sábado e domingo (8).
De acordo com a definição oficial, uma onda de calor está caracterizada como uma sequência de dias com temperaturas acima da média histórica para o período.

