Outubro começou chuvoso. E final de semana tem alerta laranja pra temporais

Chuvas chegam a todo o Paraná. Em boa parte do Estado há condições para temporais severos, inclusive Foz. Foto Gilson Abreu/AEN

Depois de setembro seco, chuvas de outubro animam meteorologistas. Mas podem vir acompanhadas de ventos fortes e granizo, neste fim de semana.

Em setembro, choveu no Paraná. Mas pouco. Abaixo da média histórica, com exceção da região Sudoeste do Estado, segundo os meteorologistas do Simepar.

A região Oeste, onde fica Foz do Iguaçu, foi uma das que apresentaram maior queda no nível de chuvas, em relação ao normal. A estação de Cascavel, por exemplo, registrou 62,2 milímetros em setembro, metade da média histórica, de 123,5 milímetros.

Mas outubro começou bem. Já no primeiro dia, na sexta-feira, foi interrompida uma longa sequência de dias com tempo seco no Estado, conforme informa a Agência Estadual de Notícias.

Só neste final de semana, são esperados 100 milímetros de chuva, o que é um bom volume. Se se concretizar, o meteorologista do Simepar Lizandro Jacóbsen diz que irá ajudar a elevar os níveis dos reservatórios, beneficiando as cidades que enfrentam rodízio no abastecimento de água.

Essas chuvas são resultado de um fluxo de umidade vindo do Paraguai e Mato Grosso do Sul, que devem manter o tempo instável no Paraná por vários dias. E o maior volume será no domingo.

Mas atenção: junto com a chuva, podem vir ventos fortes, acima de 55 quilômetros por hora, principalmente nas regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul, de acordo com outro meteorologista do Simepar, Samuel Braun.

ALERTA LARANJA

Aliás, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) voltou a divulgar novo alerta de temporais, com grau de severidade considerado “perigo”. O alerta começou às 10h deste sábado, 2, e prossegue até 11h de domingo.

Riscos Potenciais

Inmet publica aviso iniciando em 02/10/2021, 10h. Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Pelo mapa do Inmet, só a região de Curitiba e o Litoral estão livres de temporais.

NA SEMANA

Com alguma diferença de dias de ocorrência, todos os serviços de meteorologia preveem uma semana chuvosa no Paraná, incluindo Foz do Iguaçu.

Por aqui, serão quatro dias de chuvas, segundo o Simepar (terça e final de semana com sol).

Pro Climatempo, serão cinco dias chuvosos. Só não chove nesta segunda (4) e no sábado (9).

Já o CPTEC/Inpe diz que chove na segunda, na sexta e em todo o final de semana (4 dias).

O Tempo Agora, por sua vez, prevê também quatro dias, mas há diferenças (chove terça, quarta, quinta, sábado e domingo).

O AccuWeather, também com previsão de quatro dias de chuvas, diz que isso acontecerá na quarta, quinta, sexta e domingo. Com o detalhe: em todos esses dias, serão “tempestades intensas”.

Já a previsão do Inmet só segue até quarta-feira. Pois até lá vai chover, isto é, na segunda, terça e quarta.

RECOMENDAÇÕES

Em caso de temporal, veja quais são as recomendações do Inmet:

Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ

Cláudio Dalla Benetta é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ tem 1047 posts e contando. Ver todos os posts de Claudio Dalla Benetta - H2FOZ