A sexta-feira (24) começou ensolarada em Foz do Iguaçu, com temperatura de 25°C às 10h. Para o restante do dia, a meteorologia prevê máxima de 29°C, com tempo firme e sensação térmica ligeiramente superior.
Leia também:
Corre aproveitar: megabazar em Foz tem celular a R$ 600
Para o fim de semana, contudo, o boletim do Simepar, serviço de meteorologia do Paraná, aponta chances de chuvas.
De acordo com a projeção, as primeiras gotas deverão começar a cair na noite de sábado (25) em Foz do Iguaçu. Já o domingo (26), jornada potencialmente mais chuvosa dos próximos sete dias, poderá ter um acumulado de 27 milímetros.
O Simepar indica, ademais, possibilidade de chuvas na segunda (27) e na terça (28). A última semana de outubro ainda não terá temperaturas acima dos 30°C na região fronteiriça, mantendo o cenário ameno de primavera.
Outras fontes consultadas pelo H2FOZ, como o site Climatempo, também trabalham com cenário de chuvas para o fim de semana em Foz do Iguaçu.
O Climatempo estima 4.6mm na noite de sábado e 24.2mm nos três períodos do domingo. Segunda e terça, conforme o boletim, também deverão ter tempo chuvoso na Terra das Cataratas.
Já a Metsul Meteorologia prevê 30.2mm de chuva no domingo e chuvas isoladas até quinta-feira em Foz do Iguaçu, sem volumes diários significativos. As temperaturas oscilarão entre 16°C e 30°C nos dias finais do mês de outubro.
Vazão das Cataratas do Iguaçu
Às 9h desta sexta-feira, a vazão de água nas Cataratas do Iguaçu estava em 2.300 metros cúbicos por segundo (m³/s). Tal volume representa fluxo cerca de 50% acima do referencial de 1.500m³/s para o trecho do rio em Foz do Iguaçu.
Para as próximas horas, de acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), há tendência de estabilidade. Nas últimas 12 horas, conforme o monitoramento, a vazão tem permanecido na faixa dos 2.300m³/s.

Por outro lado, na estação Porto Capanema, águas acima de Foz do Iguaçu, o fluxo diminuiu durante a madrugada. À meia-noite, a medição apontava 2.410m³/s. Às 9h, estava praticamente a metade: 1.290m³/s.
A água que passa pelo Rio Iguaçu em Capanema costuma demorar, em média, cerca de 15 horas para chegar às Cataratas do Iguaçu.



