Os moradores de Foz do Iguaçu enfrentaram muito calor na tarde de domingo (30), com temperatura de 36°C e sensação térmica acima de 40°C. No início da noite, uma forte chuva atingiu a cidade, contribuindo, pelo menos, para reduzir o calor generalizado.
Leia também:
Lado argentino das Cataratas amplia horário para a temporada de verão
Na manhã desta segunda-feira (1.º), a Terra das Cataratas amanheceu com sol entre nuvens e temperatura de 21°C. Para o restante do dia, de acordo com o Simepar, órgão de meteorologia do Paraná, há chances de pancadas de chuva, com máxima de 29°C.
Conforme o boletim, a terça-feira (2) também poderá ter pancadas em Foz do Iguaçu, com acumulado de 7.5 milímetros. De quarta-feira (3) em diante, o boletim projeta sol, com elevação gradual das temperaturas até chegar aos 35°C no fim de semana.
Outras fontes consultadas pelo H2FOZ, como o site Climatempo, indicam panorama similar, com pancadas de chuva na segunda e na terça, bem como predomínio de sol nos demais dias.
Já a Metsul Meteorologia prevê temperaturas de até 37°C no fim de semana em Foz do Iguaçu. As máximas subirão de forma gradual a partir da quarta, ao ritmo de 1°C a 2°C por dia.
Vazão das Cataratas do Iguaçu
Às 7h desta segunda-feira, a vazão de água nas Cataratas do Iguaçu estava em 1.650 metros cúbicos por segundo (m³/s). Tal valor significa fluxo 10% acima do referencial de 1.500m³/s para o trecho do rio em Foz do Iguaçu.
Para as próximas horas, de acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), há tendência de redução. Conforme o monitoramento, o pico do atual ciclo ocorreu às 23h da noite anterior, com 2.070m³/s.

Por outro lado, na estação Porto Capanema, águas acima de Foz do Iguaçu, a vazão subiu durante a madrugada, influenciada pelas chuvas. Às 7h, o fluxo estava em 2.370m³/s.
A água que passa por Capanema costuma demorar, em média, cerca de 15 horas para chegar às Cataratas do Iguaçu.

