O ano de 2026 começou com tempo chuvoso em Foz do Iguaçu, com registro de pancadas, inclusive, na hora da virada. Os próximos dias, contudo, terão tendência de tempo firme em toda a região trinacional.
Leia também:
Mega da Virada: Foz do Iguaçu tem 428 ganhadores — veja a lista
De acordo com o Simepar, órgão de meteorologia do Paraná, ainda há probabilidade de pancadas de chuva nesta sexta-feira (2), com acumulado de até 4.2 milímetros. Para sábado (3) e domingo (4), porém, o boletim indica sol, com máxima de 31°C.
Para a próxima semana, o tempo firme deverá predominar, pelo menos, até quarta-feira (7). De quinta (8) em diante, a meteorologia projeta chances de novas pancadas de chuva em Foz do Iguaçu, mas sem registro de temporais.
Outras fontes consultadas pelo H2FOZ, como o site Climatempo, apontam panorama similar, com retorno das precipitações para quinta-feira. As temperaturas máximas poderão chegar aos 33°C na região trinacional.
Já a Metsul Meteorologia vê chances de chuva fraca já na quarta (7), com termômetros entre 20°C e 35°C. Na segunda-feira (5), por sua vez, a mínima poderá cair para 13°C, mas o calor predominará à tarde, com 33°C de máxima em Foz do Iguaçu.
Vazão das Cataratas do Iguaçu
Às 8h desta sexta-feira, a vazão de água nas Cataratas do Iguaçu estava em 1.400 metros cúbicos por segundo (m³/s). Tal vazão está levemente abaixo do referencial de 1.500m³/s para o trecho do rio em Foz do Iguaçu.
Para as próximas horas, de acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), há tendência de redução. Conforme o monitoramento, o pico do atual ciclo ocorreu às 17h do dia anterior, com fluxo de 2.320m³/s.

Por outro lado, na estação Porto Capanema, águas acima de Foz do Iguaçu, a vazão está em aumento nas últimas dez horas. Às 8h, os equipamentos mediram 2.560m³/s, bem acima dos 694m³/s reportados às 22h de quinta-feira (1.º).
A água que passa por Capanema costuma demorar, em média, cerca de 15 horas para chegar às Cataratas do Iguaçu.

