Tal como previsto pela meteorologia, o Dia dos Pais teve temperaturas baixas em Foz do Iguaçu e região de fronteira, na faixa dos 3.5°C no início da manhã. Já a segunda-feira (11) começou com os termômetros marcando alguns décimos a mais: 4.1°C às 7h.
Leia também:
Carta ao Leitor: cemitério indígena no Porto Belo e a memória de Foz
De acordo com o Simepar, órgão de meteorologia do Paraná, a semana terá predomínio de sol, com baixa probabilidade de chuva na região. Entretanto, as temperaturas continuarão com o padrão do inverno, devido à presença de uma massa de ar frio.
Ao longo da semana, o boletim do Simepar estima termômetros entre 9°C e 23°C para Foz do Iguaçu. Para sábado (16) e domingo (17), porém, há probabilidade de registros um pouco mais altos, entre 14°C e 25°C.
O site Climatempo tem projeção similar, com formação de nevoeiro pela manhã e elevação de pelo menos 1°C por dia a partir de quarta-feira (13). Para o fim de semana, o Climatempo indica céu parcialmente encoberto e máximas de até 27°C.
Por sua vez, a Metsul Meteorologia prevê temperaturas entre 7°C e 20°C até terça, 9°C e 23°C na quarta, e sempre acima dos 10°C de quinta em diante. Para domingo, a máxima poderá chegar aos 27°C em Foz do Iguaçu.
Vazão das Cataratas do Iguaçu
Às 8h desta segunda-feira, a vazão de água nas Cataratas do Iguaçu estava em 1.270 metros cúbicos por segundo (m³/s). Tal volume representa fluxo cerca de 15% abaixo do referencial de 1.500m³/s para o trecho do rio em Foz do Iguaçu.
Para as próximas horas, há tendência de redução, conforme monitoramento feito pela Companhia Paranaense de Energia (Copel). De acordo com os registros, o pico do atual ciclo ocorreu no fim da noite anterior, às 23h, com a passagem de 1.750m³/s.

Por outro lado, na estação Porto Capanema, localizada águas acima de Foz do Iguaçu, a vazão cresceu durante a madrugada.
À meia-noite, o fluxo estava em 734m³/s, chegando a 1.800m³/s às 6h. A água que passa por Capanema costuma demorar em torno de 15 a 18 horas para chegar às Cataratas do Iguaçu.