Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Confira a previsão para o último fim de semana do inverno em Foz do Iguaçu

Meteorologia

Tempo na fronteira

Confira a previsão para o último fim de semana do inverno em Foz do Iguaçu

Início oficial da nova estação está marcado para segunda-feira (22), às 15h19; região de Foz do Iguaçu já experimenta os efeitos.

2 min de leitura
Confira a previsão para o último fim de semana do inverno em Foz do Iguaçu
Inverno já começa a dar o adeus na região de Foz do Iguaçu. Foto: Marcos Labanca/H2FOZ
Publicidade

Moradores de Foz do Iguaçu estão enfrentando tempo quente e seco na tarde desta sexta-feira (19), com os termômetros marcando 30.9°C às 14h45.

Leia também:
Mutirão fará limpeza de rios e cachoeiras na área urbana de Foz

Publicidade

Para o último fim de semana do inverno, o Simepar, órgão de meteorologia do Paraná, prevê calor para sábado (20) e chuva no domingo (21).

Publicidade

De acordo com o boletim, o sábado terá termômetros entre 21°C e 31°C, com predomínio de sol em Foz do Iguaçu. Já o domingo e a segunda-feira (22) poderão registrar chuvas ocasionalmente fortes, com acumulado de até 30 milímetros no período.


Paradoxalmente, se os últimos dias do inverno terão temperaturas altas para o período, as primeiras jornadas da primavera poderão registrar mínima de 12°C na terça (23). As oscilações decorrerão da passagem de diferentes massas de ar pela região.

Publicidade

Outras fontes consultadas pelo H2FOZ, como o site Climatempo, confirmam a projeção de chuva para domingo e segunda em Foz do Iguaçu. Conforme o boletim, o total previsto para os dois dias deverá somar 18mm.

Já a Metsul Meteorologia estima máxima de até 40°C para a tarde de domingo, com chuva fraca. Para terça-feira (23), a empresa gaúcha calcula mínima de até 10°C, com permanência das manhãs geladas até sexta-feira (26).

Publicidade

Vazão das Cataratas do Iguaçu

Às 8h desta sexta-feira (19), último dado disponível, a vazão de água nas Cataratas do Iguaçu estava em 1.210 metros cúbicos por segundo (m³/s). Tal registro significa fluxo 20% abaixo do referencial de 1.500m³/s para o trecho do rio em Foz do Iguaçu.

Vazão de água nas Cataratas do Iguaçu.
Vazão de água nas Cataratas do Iguaçu. Gráfico: Copel

Para as próximas horas, conforme a Companhia Paranaense de Energia (Copel), há tendência de redução. De acordo com o monitoramento, o pico do atual ciclo ocorreu às 21h da noite anterior, com a passagem de 1.980m³/s.

Já na estação Porto Capanema, situada águas acima de Foz do Iguaçu, a vazão segue em baixa. Às 14h, o posto de monitoramento reportava 739m³/s. A água que passa por Capanema costuma demorar cerca de 15 horas para chegar às Cataratas.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

    Deixe um comentário