Rádio Clube
H2FOZ
Início » Meteorologia » O que diz a previsão do tempo para o verão em Foz do Iguaçu?

Meteorologia

Estação mais quente

O que diz a previsão do tempo para o verão em Foz do Iguaçu?

Segundo o Simepar, regiões como Foz do Iguaçu poderão ter chuva acima da média no mês de janeiro, mas redução no restante da estação.

2 min de leitura
O que diz a previsão do tempo para o verão em Foz do Iguaçu?
Foz do Iguaçu está entre as cidades mais quentes do Paraná. Foto: Marcos Labanca/H2FOZ
Google News iconSiga-nos no Google News

O verão poderá ter chuvas intensas em janeiro e diminuição no volume de precipitação entre fevereiro e março. A projeção do Simepar, órgão de meteorologia do Paraná, engloba todas as regiões do estado, inclusive, a de Foz do Iguaçu.

Leia também:
Chuva na véspera de Natal? Saiba a previsão do tempo para Foz do Iguaçu

Publicidade

De acordo com o Simepar, o verão apresenta, historicamente, os maiores acumulados de chuva no Paraná. Além disso, a estação se caracteriza por dias mais longos e aquecidos. As precipitações costumam concentrar-se, principalmente, no período da tarde.

Foz do Iguaçu está entre as cidades mais quentes do estado, por conta de fatores como a altitude menor em relação a outras áreas do território paranaense.

Júlia Munhoz, meteorologista do Simepar, indicou que, “nessa estação, temos uma maior frequência de atuação dos sistemas convectivos de mesoescala no Estado, com linhas de instabilidade, aglomerados de nuvens convectivas e tempestades localizadas”.

As chuvas de verão possuem características próprias. Em Foz do Iguaçu, por exemplo, há registros de diferentes intensidades em cada bairro. Além disso, há casos de chuvas que atingem determinadas regiões da cidade, enquanto outras permanecem com sol.

Temperaturas do verão em Foz do Iguaçu

Conforme o Simepar, as temperaturas do verão 2025/2026 deverão ficar dentro ou acima da média para a estação, especialmente em março.

“Especialmente em janeiro, massas de ar quente e úmido irão ocasionar pancadas fortes de chuva entre os períodos da tarde e da noite, deixando o acumulado mensal de chuva ligeiramente acima da média climatológica em várias regiões”, avaliou o meteorologista Lisandro Jacobsen.

“No entanto, entre fevereiro e março, teremos alguns períodos com bastante irregularidade, tanto espacial quanto temporal, da chuva sobre o estado. Algumas regiões podem enfrentar um período mais seco, enquanto outras podem seguir com a chuva acima da média”, complementou.

Segundo o histórico, o Oeste do Paraná costuma registrar entre 146mm e 179mm no mês de janeiro, com temperatura máxima média de 31,9°C. Em fevereiro, a máxima média sobe para 32,1°C. Em março, o histórico aponta 31,6°C de média.

(Com informações do Simepar)

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

    Deixe um comentário