Meteorologia anuncia primeira onda de frio em 2025 – veja quando

No estado do Paraná, fenômeno poderá deixar temperaturas próximas ou abaixo de 0°C, conforme aviso emitido pelo Simepar.

Serviço de meteorologia do Paraná, o Simepar anunciou, para a próxima semana, a chegada da primeira grande onda de frio em 2025. De acordo com o órgão, a queda nas temperaturas começará a partir de quarta-feira (28).

Leia também:
Foz do Iguaçu teve tempestade de poeira no fim de semana – saiba mais

Conforme as projeções, o fenômeno deverá dominar o panorama do tempo no estado nos últimos dias de maio e na primeira semana de junho.

A onda de frio terá como causa uma forte massa de ar polar, que avança pelo continente e está em processo de monitoramento.

Já a partir de terça-feira (27), haverá possibilidade de temporais em cidades do Sul do Brasil. Na sequência, começará o período de frio, com chances de temperaturas próximas ou abaixo de 0°C durante as madrugadas e manhãs.

As temperaturas mais baixas atingirão com maior intensidade as áreas mais altas, com probabilidade de geadas fortes. Em Foz do Iguaçu e outras localidades, contudo, a onda de frio também poderá provocar episódios de congelamento da vegetação rasteira.

“Existe um risco alto para a geada principalmente nas faixas Sul, Centro-Sul, Sudeste e Sudoeste”, explica o meteorologista Leonardo Furlan, do Simepar.

“O risco se estende com moderada intensidade para as regiões Noroeste e Norte do estado. Na metade Sul do Paraná, podem ocorrer geadas de forte intensidade”, detalha.

O que é uma onda de frio?

Por padrão, uma onda de frio tem como característica definidora uma sequência de, no mínimo, cinco dias com temperaturas abaixo da média.

No Paraná, o fenômeno costuma ocorrer com mais frequência nos meses de junho, julho e agosto, embora maio também reúna condições propícias.

Até o momento, a temperatura mais baixa registrada no Paraná em 2025 data do dia 29 de abril, em Palmas, às 7h: 4°C. Tal registro deverá ser batido durante a onda de frio aguardada para a próxima semana.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.