Rádio Clube
H2FOZ
Início » Meteorologia » Semana da Consciência Negra terá predomínio de sol em Foz do Iguaçu

Meteorologia

Tempo na fronteira

Semana da Consciência Negra terá predomínio de sol em Foz do Iguaçu

Feriado nacional está marcado para quinta-feira (20), com expectativa de grande público nos atrativos de Foz do Iguaçu e região.

2 min de leitura
Semana da Consciência Negra terá predomínio de sol em Foz do Iguaçu
Panorama de céu claro na Ponte da Integração, entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco. Foto: Marcos Labanca/H2FOZ

De olho na previsão do tempo para o feriadão prolongado do Dia da Consciência Negra e para o período da Black Friday no Paraguai? De acordo com os boletins, Foz do Iguaçu terá predomínio de sol nos próximos dias, apenas com chuvas ocasionais.

Leia também:
Temporal em Foz do Iguaçu derruba árvores na noite de domingo (16)

Publicidade

Segundo o Simepar, órgão de meteorologia do Paraná, ainda há chances de pancadas nesta terça-feira (18), mas com volume de pouco mais de um milímetro.

Para domingo (23), o boletim também indica chuvas ocasionais em Foz do Iguaçu. Para os demais dias, contudo, o panorama será de predomínio de sol e temperaturas com padrão de primavera, ainda sem o calor intenso do verão.


Ademais do Simepar, o H2FOZ consultou outras duas fontes. O site Climatempo prevê panorama similar ao da meteorologia paranaense, com ocasionais chuvas na terça e no domingo. Os termômetros não deverão passar dos 30°C durante a semana.

Por outro lado, a Metsul Meteorologia vê chances de chuva fraca no sábado (22), com acumulado de 1.2mm em Foz do Iguaçu. Conforme a empresa gaúcha, as temperaturas mais altas estão previstas para quinta (20) e sexta (21), com 32°C ao longo das tardes.

Vazão das Cataratas do Iguaçu

Às 17h desta segunda-feira, a vazão de água nas Cataratas do Iguaçu estava em 2.780 metros cúbicos por segundo (m³/s). Tal volume equivale a quase o dobro do fluxo habitual de 1.500m³/s para o trecho do rio em Foz do Iguaçu.

Para as próximas horas, de acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), há tendência de estabilidade. Conforme o monitoramento, o volume tem permanecido na faixa entre 2.600m³/s e 2.800m³/s desde as 2h desta segunda, com leves oscilações.

Vazão das Cataratas do Iguaçu.
Vazão das Cataratas do Iguaçu. Gráfico: Copel

Já na estação Porto Capanema, águas acima de Foz do Iguaçu, a vazão diminuiu nas últimas 12 horas. Às 17h, o fluxo estava em 2.240m³/s, após pico de 2.690m³/s durante a madrugada.

A água que passa por Capanema costuma demorar, em média, cerca de 15 horas para chegar às Cataratas do Iguaçu.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.