Rádio Clube
H2FOZ
Início » Meteorologia » Meteorologia prevê semana com temporal em Foz do Iguaçu

Meteorologia

Meteorologia prevê semana com temporal em Foz do Iguaçu

Serviços consultados pelo H2FOZ coincidem em apontar risco de chuva forte para quinta-feira (24) em Foz do Iguaçu e região de fronteira.

2 min de leitura
Meteorologia prevê semana com temporal em Foz do Iguaçu
Simepar, Climatempo e Metsul indicam volumes substanciais de chuva para quinta-feira em Foz do Iguaçu. Foto: Marcos Labanca/H2FOZ

Passado o feriadão prolongado de Páscoa e Tiradentes, a semana poderá ter chuva forte em Foz do Iguaçu. De acordo com os boletins consultados pelo H2FOZ, a quinta-feira (24) é o dia com maior probabilidade de fenômenos extremos na região.

Leia também:
Turismo de Foz do Iguaçu tem maior movimento da história no feriadão

Publicidade

Conforme o Simepar, órgão de meteorologia do Paraná, a terça-feira (22) terá temperatura máxima de 28°C, sem chuva. Já a quarta (23), com temperaturas entre 21°C e 26°C, poderá registrar as primeiras pancadas de chuva (2.7mm).

Próximos dias em Foz do Iguaçu.
Próximos dias em Foz do Iguaçu. Gráfico: Simepar

Para quinta-feira, o Simepar projeta 42.3mm de chuva em Foz do Iguaçu, volume considerável para um único dia. As rajadas de vento, por sua vez, poderão passar dos 37 quilômetros por hora, o que exige atenção.

O site Climatempo também indica chuva forte para quinta, com acumulado de 28.6mm e chances de temporal à tarde. As temperaturas terão pouca variação, oscilando entre 18°C e 21°C ao longo da jornada chuvosa.

Já o boletim da Metsul Meteorologia projeta 11.4mm de chuva para Foz do Iguaçu na quarta-feira e 56.4mm na quinta, além de chuva fraca na sexta (25). As temperaturas, de acordo com a previsão da empresa gaúcha, ficarão entre 18°C e 26°C.

Pelo menos por enquanto, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) não tem alertas ativos para a região de Foz do Iguaçu.

Vazão das Cataratas do Iguaçu

Ao meio-dia desta terça-feira, a vazão de água nas Cataratas do Iguaçu, medida pela Companhia Paranaense de Energia (Copel), estava em 418 metros cúbicos por segundo (m³/s).

Vazão de água nas Cataratas do Iguaçu.
Vazão de água nas Cataratas do Iguaçu. Gráfico: Copel

Tal registro, um dos mais baixos do ano, equivale a menos de um terço do referencial padrão de 1.500m³/s.

Para as próximas horas, o monitoramento da bacia hidrográfica aponta tendência de diminuição da vazão do Rio Iguaçu em Foz do Iguaçu.

Na estação Porto Capanema, localizada águas acima, o fluxo chegou a apenas 345m³/s na noite anterior. Às 12h desta terça, conforme os registros, os equipamentos da Copel apontavam 416m³/s.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.