Rádio Clube
H2FOZ
Início » Meteorologia » Setembro vai embora com previsão de chuva em Foz do Iguaçu — confira o boletim

Meteorologia

Tempo na fronteira

Setembro vai embora com previsão de chuva em Foz do Iguaçu — confira o boletim

Segundo a meteorologia, terça-feira (30) tem 96% de probabilidade de chuva na Terra das Cataratas; fim de semana deve ser de calor.

2 min de leitura
Setembro vai embora com previsão de chuva em Foz do Iguaçu — confira o boletim
Aguaceiro na Avenida Brasil, a principal artéria comercial de Foz do Iguaçu. Foto: Marcos Labanca/H2FOZ

A segunda-feira (29) começou com sol e temperatura de 22°C às 8h em Foz do Iguaçu. Para o restante da jornada, há possibilidade de pancadas de chuva no período da noite, com máxima de 29°C à tarde.

Leia também:
No Dia Mundial do Jornalismo, portal H2FOZ reforça a ligação com você

Publicidade

De acordo com o Simepar, órgão de meteorologia do Paraná, a terça-feira (30) terá predomínio de chuvas na região fronteiriça, com acumulado de 23.5 milímetros.

O Simepar projeta, ademais, precipitações para quinta-feira (2), com 14.1mm, e sexta (3), com outros 5.8mm. Para o fim de semana, o boletim indica sol e máximas de até 32°C em Foz do Iguaçu.


Outras fontes consultadas pelo H2FOZ, como o site Climatempo, também estimam chuvas para a semana na fronteira. O dia mais chuvoso, conforme o Climatempo, será a terça-feira, com 25.6mm. Para quinta (2), há chances de “chuva forte e trovoada” à noite.

Já a Metsul Meteorologia prevê chuvas para toda a semana em Foz do Iguaçu, exceto no domingo (5). A empresa gaúcha indica muito calor para sábado e domingo, com os termômetros podendo chegar à marca dos 37°C.

Vazão das Cataratas do Iguaçu

Às 8h desta segunda-feira, a vazão de água nas Cataratas do Iguaçu estava em 1.270 metros cúbicos por segundo (m³/s). Tal valor representa volume cerca de 15% abaixo do referencial de 1.500m³/s para o trecho do rio em Foz do Iguaçu.

Vazão das Cataratas do Iguaçu. Gráfico: Copel
Vazão das Cataratas do Iguaçu. Gráfico: Copel

Para as próximas horas, de acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), há tendência de redução. Conforme os registros, o pico do atual ciclo ocorreu às 16h de domingo (28), com fluxo de 2.170m³/s.

Por outro lado, na estação Porto Capanema, águas acima de Foz do Iguaçu, a vazão chegou a 2.030m³/s durante a madrugada. A água que passa por Capanema costuma demorar, em média, cerca de 15 horas para chegar às Cataratas do Iguaçu.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.