O Simepar, órgão de meteorologia do Paraná, confirmou a ocorrência de um tornado na categoria F0 (a mais baixa) em Foz do Iguaçu. O fenômeno, que causou apenas danos leves, atingiu pelo menos uma residência na zona rural do município.
Leia também:
Tríplice Fronteira está no segundo maior corredor de tornados do mundo
O tornado ocorreu por volta das 14h de sábado (7), na região do Arroio Dourado, perto do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu.
A análise do Simepar teve como base os dados dos equipamentos meteorológicos e de imagens de câmeras de segurança, que registraram a passagem dos ventos.
O tornado destelhou parcialmente, por exemplo, uma residência no Arroio Dourado. Outras áreas de Foz do Iguaçu também tiveram ventos fortes, com rajadas entre 64 e 116 quilômetros por hora, mas não com as mesmas características.
Em seguida, choveu em locais como a Região Leste de Foz do Iguaçu, com pancadas de intensidade variada até por volta das 17h20.
De acordo com a Defesa Civil Estadual, apesar das imagens que mostram o destelhamento parcial de uma casa, o órgão não recebeu pedido de ajuda.
Tornados do tipo F0 costumam ter duração curta e provocar somente danos pontuais. A lista de estragos mais comuns inclui derrubada de árvores e galhos, bem como de placas do tipo outdoor e eventuais detalhamentos.
A região de Foz do Iguaçu, vale lembrar, está inserida no segundo maior corredor para a formação de tornados no mundo. Para saber mais sobre o tema, em reportagem especial publicada pelo H2FOZ, clique aqui.

