A segunda-feira (4) começou com chuva e rajadas de vento em Foz do Iguaçu, dificultando a vida de quem saiu à rua tentando proteger-se com guarda-chuva. As precipitações iniciaram por volta da meia-noite e têm caído de forma contínua desde então.
Leia também:
Hotel das Cataratas sintetiza história do turismo em Foz do Iguaçu
Conforme o Simepar, órgão de meteorologia do Paraná, o tempo seguirá instável na cidade pelo menos até o meio da tarde. Para terça-feira (5), o boletim indica céu parcialmente encoberto, enquanto a quarta (6) deverá ter sol na região fronteiriça.
O Simepar prevê novas chuvas para quinta-feira (7) e frio no fim de semana, com mínimas na faixa dos 9°C no sábado (9) e no domingo (10). Ao longo dos próximos sete dias, os termômetros não deverão passar dos 22°C em Foz do Iguaçu.
O site Climatempo tem projeção similar à do Simepar, mas com uma diferença principal: chuvas na quinta e na sexta, com acumulado de 11mm. Para as primeiras horas de domingo, o Climatempo estima mínima de até 6°C na Terra das Cataratas.
Já o boletim da Metsul Meteorologia projeta 35.4mm de chuva para esta segunda, chuva fraca na terça e sol com muitas nuvens na quarta em Foz do Iguaçu. De acordo com a empresa gaúcha, as temperaturas cairão de sexta em diante, com mínimas de 7°C.
Vazão das Cataratas do Iguaçu
Às 8h desta segunda-feira, a vazão de água nas Cataratas do Iguaçu estava em 1.260 metros cúbicos por segundo (m³/s), cerca de 20% abaixo do referencial de 1.500m³/s para o trecho do rio em Foz do Iguaçu.

Apesar da chuva, para as próximas horas, há tendência de redução, conforme o monitoramento da Companhia Paranaense de Energia (Copel). De acordo com os registros, o pico do atual ciclo ocorreu às 19h da noite anterior, com 1.930m³/s.
Por outro lado, na estação Porto Capanema, a vazão chegou a 2.030m³/s durante a madrugada. Tal volume começará a chegar a Foz do Iguaçu entre o final da tarde e o início da noite desta segunda.