Rádio Clube
H2FOZ
Início » Meteorologia » Após temporal, frente fria derruba temperaturas em Foz do Iguaçu

Meteorologia

Após temporal, frente fria derruba temperaturas em Foz do Iguaçu

Rajadas de vento da tarde de terça-feira (16) provocaram a queda de galhos e árvores em vários pontos da Terra das Cataratas.

2 min de leitura
Notícias no seu WhatsApp
Após temporal, frente fria derruba temperaturas em Foz do Iguaçu
Entrada da massa de ar gelado deslocou as áreas de instabilidade que predominavam até então. Foto: Marcos Labanca/H2FOZ (Arquivo)
Google News iconSiga-nos no Google News

A tarde de terça-feira (16) foi marcada por chuva forte e rajadas de vento em Foz do Iguaçu, que provocaram a queda de galhos e árvores em vários pontos do perímetro urbano, além de falta de energia nas áreas mais afetadas.

Leia também:
Foz do Iguaçu tem alerta laranja de temporal até terça-feira (16)

Publicidade

Na Avenida Paraná, uma árvore de grande porte caiu nas proximidades da esquina com a Rua Bartolomeu de Gusmão, interditando o trânsito na região do Maracanã. A Avenida General Meira, no Porto Meira, também teve bloqueio. Na Vila C, o tráfego foi prejudicado em vias como a Rua Goiânia.

Passada a tempestade, a entrada de uma massa de ar frio provocou a derrubada das temperaturas em toda a região trinacional, com a quarta-feira (17) assumindo cara de outono. Às 7h45, o Simepar indicava registro de 15.7°C na Terra das Cataratas.

Tal panorama deverá continuar até domingo (21), com dias predominantemente ensolarados, mínimas na faixa dos 16°C pela manhã e máximas de até 28°C à tarde. O retorno das chuvas está previsto apenas para a próxima terça-feira (23).

Próximos dias em Foz do Iguaçu. Gráfico: Simepar
Próximos dias em Foz do Iguaçu. Gráfico: Simepar

A projeção do Simepar é corroborada por outras fontes, como o site Climatempo, que cita mínima de 12°C para a quinta-feira (18). Já a Metsul Meteorologia projeta 11°C para quinta e 12°C para sexta (19), com elevação gradual das temperaturas no fim de semana.

Cataratas do Iguaçu

Às 7h desta quarta-feira (17), a vazão de água nas Cataratas do Iguaçu, medida pela Companhia Paranaense de Energia (Copel), era de 1.220 metros cúbicos por segundo (m³/s), cerca de 20% abaixo do referencial padrão de 1.500m³/s.

Vazão de água nas Cataratas do Iguaçu. Gráfico: Copel
Vazão de água nas Cataratas do Iguaçu. Gráfico: Copel

A tendência para as próximas horas é de redução, após pico de 1.600m³/s às 20h de terça-feira (16). À tarde, a vazão deverá voltar a subir e chegar próxima à marca dos 2.000m³/s, devido às chuvas na bacia do Rio Iguaçu.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.