Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Temporal com granizo em Foz do Iguaçu danifica casas e veículos

Meteorologia

Temporal com granizo em Foz do Iguaçu danifica casas e veículos

Fenômeno ocorreu pouco após as 21h dessa quinta-feira (27); Defesa Civil está distribuindo lonas para os moradores afetados.

3 min de leitura
Temporal com granizo em Foz do Iguaçu danifica casas e veículos
Região Norte de Foz do Iguaçu, novamente, foi uma das mais afetadas. Foto: Marcos Labanca/H2FOZ (Arquivo)
Publicidade

Na noite dessa quinta-feira (27), logo após as 21h, Foz do Iguaçu foi atingida por um temporal com rajadas de vento, chuva forte e queda de granizo. O fenômeno afetou grande parte dos bairros do perímetro urbano, com intensidades variadas.

Leia também:
Atenção: trânsito na Ponte da Amizade terá alteração nesta sexta (28)

Publicidade

De acordo com a Defesa Civil, a maior parte dos danos ocorreu na Região Norte, com situações como granizo e queda de galhos e árvores.

Publicidade
Registro do satélite GOES16, mostrando a área de instabilidade sobre Foz do Iguaçu e região durante o temporal.
Registro do satélite GOES16, mostrando a área de instabilidade sobre Foz do Iguaçu e região durante o temporal. Imagem: Simepar

Também houve falta de eletricidade em vários bairros de Foz do Iguaçu, exigindo um esforço concentrado da Companhia Paranaense de Energia (Copel). Na manhã desta sexta (28), contudo, algumas áreas permaneciam descobertas, como o bairro Campos do Iguaçu.

O temporal começou pela região próxima ao Rio Paraná, passando pela Vila C, Porto Belo, Cidade Nova, Ipê, KLP, Lancaster, Vila A e Jupira. Veículos que trafegavam pela Avenida Tancredo Neves registraram estragos devido ao impacto das pedras.

Publicidade
Incidência de raios durante o temporal da noite dessa quinta-feira.
Incidência de raios durante o temporal da noite dessa quinta-feira. Imagem: Simepar

Na Vila A, além de perfurações nos telhados, moradores relataram janelas quebradas, pois o vento projetava o granizo lateralmente contra as vidraças. Uma árvore de grande porte caiu no cruzamento das avenidas Araucária e Garibaldi.

Relatos obtidos pelo H2FOZ dão conta de que, na Região Leste de Foz do Iguaçu, houve estragos em locais como as avenidas Jules Rimet e Felipe Wandscheer. Por outro lado, na região do Porto Meira, choveu menos (18mm) que na média da cidade (até 48mm).

Publicidade
Chuva forte teve grande extensão sobre o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Chuva forte teve grande extensão sobre o Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Misiones e parte do Paraguai. Imagem: Simepar

Temporal em Foz do Iguaçu

Conforme a Defesa Civil, durante a noite e a madrugada, mais de cem peças de lona foram entregues pelas equipes de campo ou retiradas na Guarda Municipal. As centrais 153 e 199 receberam cerca de 180 ligações nas horas após o temporal.

Os trabalhos de avaliação seguem em andamento, e o órgão acredita que o número de solicitações de apoio irá crescer ao longo da sexta-feira. Não há, até o momento, informações sobre feridos ou desabrigados em Foz do Iguaçu.

No período do ocorrido, a Terra das Cataratas e grande parte das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná estavam sob alerta amarelo de temporal.

O aviso, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), significa “atenção”. A escala inclui as cores laranja (perigo) e vermelho (grande perigo).

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.