Guatá Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Temporal da madrugada deixa família desalojada em Foz do Iguaçu

Meteorologia

Muita chuva

Temporal da madrugada deixa família desalojada em Foz do Iguaçu

Defesa Civil também atendeu a ocorrências de alagamentos e quedas de árvores; Terra das Cataratas está sob alerta laranja (perigo).

3 min de leitura
Queda de árvore na Avenida Jorge Schimmelpfeng, área central de Foz do Iguaçu.
Queda de árvore na Avenida Jorge Schimmelpfeng, área central de Foz do Iguaçu. Foto: Divulgação/Defesa Civil

Foz do Iguaçu segue sob alerta laranja (perigo), emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) devido à ocorrência de temporais. O aviso permanecerá em vigor até as 17h, conforme publicação disponível no site do Inmet.

Leia também:
Foz do Iguaçu tem alerta laranja de temporal para as próximas horas

Durante a madrugada desta quinta-feira (5), por volta das 2h, chuvas e ventos fortes atingiram a fronteira. O fenômeno foi precedido por raios e trovões, cuja intensidade chamou atenção de quem estava acordado ou despertou com os clarões e o ruído.

Concentração de raios nas áreas próximas a Foz do Iguaçu pouco antes do início do temporal.
Concentração de raios nas áreas próximas à fronteira pouco antes do início do temporal. Gráfico: Simepar

De acordo com a medição, o maior volume de chuva afetou a Região Sul de Foz do Iguaçu, em bairros como a Vila Yolanda e o Porto Meira. Até as 5h30, a Defesa Civil contabilizava 113 milímetros de chuva na metade sul da cidade, bem como 79mm na Região Leste e 24mm na Região Norte.

Especificamente no Porto Meira, uma família composta por quatro pessoas precisou deixar a residência, invadida pela água. De acordo com a equipe que atendeu à ocorrência, os afetados procuraram abrigo na casa de parentes próximos.

Chuva que atinge Foz do Iguaçu chega à fronteira pelo Paraguai.
Chuva que atinge Foz do Iguaçu chega à fronteira pelo Paraguai. Gráfico: Simepar

Já as rajadas de vento derrubaram pelo menos duas árvores em Foz do Iguaçu, incluindo uma palmeira na Avenida Jorge Schimmelfeng, área central da cidade.

Quanto aos alagamentos, a Defesa Civil interveio em locais como a Avenida das Cataratas, em frente à churrascaria Rafain e no Boicy; na Avenida República Argentina, esquina com a Rua Oswaldo Goch; e na Avenida Silvio Américo Sasdelli, região do Lancaster.

No início da manhã desta quinta, toda a metade Sul do Paraná estava tomada pela chuva.
No início da manhã desta quinta, toda a metade Sul do Paraná estava tomada pela chuva. Gráfico: Simepar

ATUALIZAÇÃO – Defesa Civil

Às 12h, a Defesa Civil emitiu novo boletim para atualizar os impactos do temporal em Foz do Iguaçu. De acordo com o órgão, as seguintes situações foram reportadas:

  • acumulado total de 155mm de chuva na Região Sul, 128mm na Região Leste e 93mm na Região Norte do município;
  • ⁠10 situações envolvendo quedas de árvores e galhos, com obstrução de vias públicas;
  • 10 lonas entregues por equipes das viaturas da Guarda Municipal, sede da guarda ou quartéis do Corpo de Bombeiros;
  • goteiras e infiltrações nos telhados das unidades básicas de saúde da Vila Adriana, Portal da Foz e Três Bandeiras, bem como no Hospital Municipal de Foz do Iguaçu;
  • danos à cobertura da sede do PROCON, situado na Avenida Brasil;
  • alagamento no CMEI Victório Basso, Parque Imperatriz;
  • alagamento em cerca de 10 residências na região do Porto Meira; e
  • ⁠12 pontos de alagamentos em vias públicas.

Mais chuvas em Foz do Iguaçu

A Defesa Civil segue de prontidão, pois a chuva continua em Foz do Iguaçu e não deverá parar pelas próximas horas. Como o solo já está encharcado, novos alagamentos poderão ocorrer, mesmo com volumes menores de precipitações.

Em caso de necessidade, o morador pode entrar em contato com a entidade pelo telefone 199, com ligação gratuita. O Corpo de Bombeiros atende pelo 193. Já o número da central telefônica da Companhia Paranaense de Energia (Copel) é o 0800 51 00 116.

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortacelecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

Deixe um comentário