Órgão de meteorologia do Paraná, o Simepar confirmou, nesta sexta-feira (2), o registro de um tornado na região do lago de Itaipu. O fenômeno ocorreu na zona rural do município de Mercedes, na tarde de quinta-feira (1.º).
Leia também:
Tríplice Fronteira está no segundo maior corredor de tornados do mundo
Para chegar à confirmação, o Simepar fez a análise de imagens e dos dados de radar, bem como o reporte de estragos provocados pelos ventos no distrito de Arroio Guaçu, onde pelo menos um proprietário informou danos.
Com ventos de aproximadamente 120 quilômetros por hora, o tornado teve curta duração. O funil, que chegou a tocar terra, levantou-se logo depois.
Assim, o Simepar classificou o fenômeno na categoria F1 da Escala Fujita, que começa em F0 e vai até F5. O tornado que devastou Rio Bonito do Iguaçu, em novembro de 2025, por exemplo, alcançou a categoria F4, com ventos de até 333km/h.
O portal H2FOZ publicou, no último domingo (28), reportagem especial que mostra que o Oeste do Paraná está no segundo maior corredor de tornados do mundo.
O corredor compreende o Norte da Argentina, o Paraguai, o Sul do Brasil e os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. O choque entre massas de ar quente e ar frio, principalmente na primavera e no verão, gera as condições para a formação de tornados.
Para ler a reportagem especial assinada pela jornalista Denise Paro, clique aqui.

