Na tarde desse domingo (21), por volta das 15h30, moradores da cidade de Santa Rosa del Monday, no Paraguai, reportaram a passagem de um tornado pela zona rural.
Leia também:
Temporal provoca alagamentos em Foz do Iguaçu — confira o balanço
O fenômeno atingiu, principalmente, áreas da Colonia Curupaity, afetando plantações agrícolas, derrubando árvores e destelhando residências dos arredores. Houve, ademais, queda de postes de energia ao longo da estrada entre Santa Rosa e Santa Rita.
Povoada por brasileiros que emigraram para o Paraguai a partir da década de 1970, Santa Rosa del Monday está a cerca de 60 quilômetros da fronteira com Foz do Iguaçu.
Vizinho a Santa Rita, o município tem pouco mais de seis mil habitantes, com boa parte dos moradores vivendo de atividades ligadas à agricultura.
O fenômeno desse domingo ainda está sob análise das equipes de meteorologia do Paraguai. Entretanto, foi de menor intensidade e não provocou estragos como o tornado do mês de novembro em Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná.
Inicialmente, Eduardo Mingo, representante da Direção de Meteorologia e Hidrologia (DMH) do Paraguai, chegou a descartar a ocorrência de um tornado.
Mais tarde, porém, novos vídeos difundidos por moradores do entorno da Colonia Curupaity comprovaram que o “funil” tocou o solo e percorreu alguns quilômetros.
Além disso, María Victoria Salinas, prefeita de Santa Rosa del Monday, confirmou o registro de estragos. Conforme a prefeita, felizmente, o fenômeno não ocorreu na zona urbana, o que poderia ter potencializado os efeitos no Paraguai.

