A princípio, a previsão para domingo (21) em Foz do Iguaçu incluía apenas chances de pancadas de chuva nos períodos tarde e noite. Entretanto, o tempo fechou, e a cidade registrou, mais uma vez, temporal com volume acima da média diária de precipitações.
Leia também:
Tornado no Paraguai: veja vídeos do fenômeno em Santa Rosa del Monday
De acordo com a Defesa Civil, entre as 16h e as 19h, momento mais crítico da jornada, os pluviômetros automáticos mediram 80 milímetros (mm) de chuva na Região Norte, 43mm na Região Leste e 32mm na Região Sul do município.
A maior parte desse volume caiu entre as 16h e as 17h, provocando alagamentos em pontos além dos já “tradicionais” em Foz do Iguaçu. Na Vila C, por exemplo, partes das ruas João Pessoa e Vila Velha tiveram grande acúmulo de água.
No bairro Lancaster, a Avenida Silvio Américo Sasdelli ficou alagada na baixada próxima ao Colégio Estadual Ayrton Senna. Mais adiante, a Avenida Araucária, na região da Vila Brás, ficou tomada pelas águas do Rio Poty.
O afluente do Rio Boicy transbordou, ademais, no Parque Presidente II, formando um “piscinão” ao lado do viaduto da Avenida Costa e Silva com a BR-277. No local, a água cortou a circulação pela marginal Olimpio Rafagnin em Foz do Iguaçu.
Conforme a Defesa Civil, houve alagamento, também, na Rua Samuel Nunes Neto e na Avenida Fiorino Brol, ambas no bairro Cidade Nova.
Rajadas de vento e tornado no Paraguai
Por outro lado, rajadas de vento provocaram a queda de pelo menos duas árvores de grande porte, com obstrução de vias em Foz do Iguaçu. As situações ocorreram no Três Bandeiras e na Avenida JK, perto do 34.º Batalhão de Infantaria Mecanizado (34.º BIMec).
No boletim emitido às 19h30, a Defesa Civil citava não haver registro de famílias desabrigadas ou desalojadas. As equipes continuaram em estado de alerta ao longo da noite, pois o tempo prosseguiu instável até o início da madrugada.
Informações publicadas pelo Simepar, órgão de meteorologia do Paraná, dão conta de que municípios do Oeste e do Sudoeste tiveram rajadas acima de 50km/h.
Foz do Iguaçu não aparece na lista, mas cidades próximas, como Santa Helena, reportaram rajadas de 54,4km/h às 19h15. No Paraguai, em Santa Rosa del Monday, houve a formação de um tornado, que provocou estragos na zona rural do município.

