Vêm aí dias quentes (sem exagero) e chuvas leves a moderadas

Até o fim da semana - e do mês - dias de sol vão alternar com dias de chuva leve e moderada. Foto Patrícia Iunovich

Temperaturas podem chegar ou passar de 30 graus, nos próximos dias, em Foz do Iguaçu.

Tem serviço novo de meteorologia no ar: é do Sistema Faep – Federação da Agricultura do Estado do Paraná. Será também nossa fonte de consulta. Seu diferencial é que divulga os prognósticos para um período de 30 dias à frente.

A precisão se perde para um tempo tão elevado, mas fica pelo menos um bom indicativo do que nos espera. E o que vem neste resto de outubro e boa parte de novembro?

Em Foz do Iguaçu, haverá dias de chuva leve a moderada frequentes e temperaturas ainda primaveris. Segundo o novo serviço, haverá poucos dias com máximas acima de 30 graus. E, dos 30 dias à frente, em 19 deles haverá chuva – mas nada daquelas de desabar o mundo, como ocorreu no sábado, 23, em Foz do Iguaçu.

Desta terça-feira até o final do mês, chove na quinta (leve), no sábado e no domingo (moderada), últimos dias de outubro. A semana – e novembro – começa com chuva leve.

É um serviço para se acompanhar e conferir erros e acertos.

PRA PRODUTORES RURAIS

De acordo com a Faep, o serviço atende a uma das principais demandas dos produtores rurais do Paraná, que têm no comportamento climático uma das maiores preocupações do dia-a-dia.

As previsões são feitas para os 399 municípios do Estado, para o período de 30 dias, gratuitamente. Outros sites gratuitos costumam disponibilizar dados até 15 dias.

A seção compila informações recebidas por meio da Open Weather, uma empresa mundialmente famosa por fornecer dados de previsão do tempo a megaempresas multinacionais, como Microsoft e Airbn, explica a Faep.

E OS OUTROS?

Para divulgar como vai ficar o tempo a partir desta terça-feira, 26, consultamos mais três serviços: o Simepar, do governo paranaense; o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet); e o serviço privado Tempo Agora, da Somar Meteorologia.

Há concordâncias entre eles. E discordâncias.

Sobre a chuva, o Simepar concorda que vai ocorrer no sábado e domingo, como divulga o Sistema Faep. Mas a quinta-feira, 28, será de sol o dia todo.

O Inmet concorda com a chuva na quinta, mas não no sábado, e sim na sexta-feira. E sua previsão estendida não chega até o domingo.

Já o Tempo Agora vê chuva na quinta, na sexta e no sábado. Domingo, tempo nublado.

Como se percebe, os pontos em desacordo são óbvios. Mas o que parece claro é a tendência de chuva fraca nos últimos dias de outubro.

Se não vier nenhum alerta de qualquer cor – amarelo, laranja ou vermelho – pra temporal, a gente agradece.

TEMPERATURAS

Quanto às temperaturas, estão em elevação. Inmet prevê que ficarão acima de 30 graus de hoje a sábado.

Para a Faep, fica em 31 graus de hoje a sexta-feira. Depois, começa a cair, pra permanecer, nos dias seguintes, no máximo em 28 graus.

O Simepar prevê 30 graus nesta quarta-feira, 27, depois queda ligeira nos dias seguintes. Já para o Tempo Agora, máximas ficam entre 30 e 31 graus de hoje ao último dia do mês e da semana, domingo, 31.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ

Cláudio Dalla Benetta é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ tem 1148 posts e contando. Ver todos os posts de Claudio Dalla Benetta - H2FOZ

error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do H2FOZ.