Tarde de sexta-feira, na região da Vila A. Calorão segue até quarta ou quinta-feira. Foto Marcos Labanca

“Verão” em Foz vai além do fim de semana. Mas friozão está na espreita

Os serviços de meteorologia são unânimes: temperaturas altas darão lugar ao frio na semana que vem.

É impressionante a unanimidade dos serviços de meteorologia. Com ligeira variação pra baixo ou pra cima, apontam temperaturas de verão, em Foz, pelo menos até terça ou quarta-feira da semana que vem.

Depois, volta o frio. Não rigoroso, mas que não dispensa bons cobertores e agasalhos.

Serviço por serviço, veja as temperaturas previstas. Você vai observar que há diferenças, mas um ponto é comum: vivemos um veranico e tanto.

Simepar: previsão de máximas de 31 graus na sexta (20) e sábado, de 34 graus no domingo, 36 na segunda e 34 graus na terça-feira. Na quarta, chove e máxima cai para 26 graus (com mínima de 17).

AccuWeather: 34 graus cravados nos três dias, de sexta a domingo. Na segunda-feira, 35 graus e 33 graus na terça. Chove na quarta e máxima desce para 23 graus, com mínima de apenas 12 graus.

Tempo Agora: 37 graus na sexta-feira, 34 no sábado, 35 no domingo, 37 na segunda, 41 graus (ufa!) na terça-feira. Na quarta-feira, também prevê chuva, com máxima de 26 graus e mínima de 16.

Inmet: temperaturas de 34 graus sexta, 33 no sábado, 34 no domingo e 35 na segunda-feira (é até onde vai a previsão estendida do Inmet)

CPTEC/Inpe: 36 graus na sexta, 35 no sábado, 33 no domingo, 32 na segunda e 33 na terça-feira. Ao contrário dos anteriores, este serviço mantém temperatura alta na quarta-feira (31 graus). A chuva chega na quinta-feira, quando a temperatura despenca para 24 graus, com mínima de 16.

Climatempo: temperaturas de 37 graus na sexta, 34 no sábado, 35 no domingo, 37 na segunda e 41 na terça (olha a coincidência com a previsão do Tempo Agora). Assim como o CPTEC/Inpe, o Climatempo também segura a temperatura lá no alto pra quarta-feira. Aí, sim, na quinta-feira cai para 23 graus, com mínima de 13.

DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS

Descontando-se alguma variação nos índices de máximas, todos os serviços garantem temperaturas de verão nos próximos dias. Pode chegar a 41 graus na terça-feira, dizem dois deles.

A única grande diferença é que três deles apostam em queda na temperatura na quarta-feira, dia 25 (dois deles falam em chuva, o Tempo Agora, não); os outros dois (Inmet não chega até lá) dizem que o friozinho volta na quinta-feira.

Para o CPTEC/Inpe, há grande chance de a chuva antecipar o frio, na quinta. Já o Climatempo prevê chuva pra quarta, sem diminuir o calor, e pra quinta-feira, quando caem as temperaturas.

LADO NEGATIVO

Foz às 9h30. Sol brilha e temperatura começa a esquentar. Foto Patrícia Iunovich

Pouca gente tem reclamado do calor, principalmente porque pela manhã o tempo está agradável.

Mas o problema não é o calor, é a baixa umidade relativa do ar. Ela varia durante o dia, mas não tem passado de 50%, quando o ideal – pra saúde – é acima de 60%.

A baixa umidade e o calor trazem ainda outra ameaça: a de incêndios, urbanos e de campo. Todo cuidado é pouco na hora de brincar com fogo, por esses tempos.

Também é importante lembrar que essa falta de chuvas (não só aqui, mas em toda a Região Sudeste) está fazendo com que o Rio Paraná se torne cada vez mais raquítico.

Na Argentina, o Serviço Nacional de Meteorologia alerta para o risco de escassez de água, nas regiões por onde o Rio Paraná passa.

E as perspectivas futuras não são boas: o serviço argentino diz que a recuperação do Rio Paraná só acontecerá quando houver regularidade no volume de chuva. E isso só deve ocorrer em fevereiro de 2022.

É a tal mudança climática de que tanto se fala.

Aliás, fica a questão meio assustadora: se em pleno inverno em Foz do Iguaçu pode ser atingida a temperatura de 41 graus, como será no verão?

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ

Cláudio Dalla Benetta é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ tem 991 posts e contando. Ver todos os posts de Claudio Dalla Benetta - H2FOZ

error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do H2FOZ.