O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, neste sábado (20), dois alertas sobre possíveis tempestades em Foz do Iguaçu e região fronteiriça nas próximas horas.
Leia também:
Primavera e alergias respiratórias: dicas para evitar crises
Na cor amarela (perigo potencial), o Alerta n.º 51.722 começou às 10h e permanecerá em vigor até as 23h59.
No Paraná, conforme o mapa divulgado pelo Inmet, estão incluídas partes das regiões Oeste e Sudoeste, nos arredores de Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão e Pato Branco.

Os fenômenos aguardados, de acordo com o boletim, envolvem chuvas de até 30 milímetros por hora ou 50 milímetros por dia, ventos intensos e queda de granizo.
Por outro lado, o Alerta n.º 51.718, que entrará em vigor à 0h de domingo (21) e terá duração até as 23h59, traz a cor laranja (perigo). No Paraná, cidades como Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Pato Branco e União da Vitória poderão sentir os efeitos.

O Inmet projeta “chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, ventos intensos (de 60 a 100 quilômetros por hora), e queda de granizo”.
O texto do alerta cita, ademais, “risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”.
Medidas de proteção e precaução
Como medidas de proteção para os moradores de Foz do Iguaçu e outras áreas potencialmente afetadas pelo tempo severo, o Inmet recomenda:
- não se abrigar debaixo de árvores;
- não estacionar veículos próximo a torres de transmissão e outdoors;
- se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Em caso de necessidade de apoio, Foz do Iguaçu conta com o serviço de Defesa Civil, que atende pelo telefone 199. Além disso, tenha na agenda outros contatos úteis: 193 (Corpo de Bombeiros) e 0800 51 00 116 (Companhia Paranaense de Energia).