Como aprender mais rápido e absorver mais conhecimento

Quantas vezes você já tentou aprender algo novo, mas acabou desistindo antes de fazer algum progresso real?

Se já passou por isso, não se sinta mal. Conseguir dominar uma nova habilidade não é algo tão simples. A maioria de nós acha difícil memorizar o que aprendemos, o que torna inevitavelmente nosso aprendizado mais lento e doloroso.

Mas nem tudo são más notícias. É possível aplicar dezenas de técnicas comprovadas para aprender qualquer coisa de maneira mais rápida e eficiente. Por que você não está aprendendo rápido? Veja se você consegue se localizar em algum ou todos esses bloqueadores de aprendizagem:

Começar a aprender algo do zero

Você provavelmente já passou por isso: querer aprender algo totalmente novo, mas não saber por onde começar.

Por exemplo, digamos que você quer aprender a jogar xadrez. Você então busca informações em diversas fontes ao mesmo tempo: vídeos, amigos, familiares, livros. O problema com essa abordagem dispersa é que será difícil se concentrar e, quase sempre, receberá conselhos conflitantes — o que é inútil quando se está começando.

O outro problema é que, ao consultar vídeos ou pedir ajuda a alguém, talvez você não esteja obtendo as informações mais recentes. Seus amigos podem não estar cientes de alguns dos incríveis programas de aprendizagem de xadrez online disponíveis na Internet. O poder da preparação é a chave para o sucesso em diversas áreas da vida. Procure uma fonte de aprendizado e mantenha esse caminho.

Lembrar-se do que aprendeu

Lembre-se dos seus dias de escola. Certamente houve inúmeras vezes em que os professores ensinavam algo e após algumas semanas, dias ou até minutos, você já havia se esquecido.

Ou pense no seu trabalho atual: quantas vezes coisas importantes foram ditas em uma reunião, mas que talvez apenas a metade dos participantes reteve os detalhes mais importantes. A importância de aprender e também educar está presente em todas as etapas da vida.

Não colocar o que você aprendeu em prática

Provavelmente esse é um dos motivos mais comuns para não aprendermos coisas novas. Aprendemos toda a teoria, mas não colocamos em prática. Exemplo clássico? Andar de bicicleta.

Sempre ouvimos dos nossos pais ou irmãos mais velhos a teoria de como andar de bicicleta, mas é apenas quando você tenta montá-la pela primeira vez que o verdadeiro aprendizado começa!

É o mesmo com a maioria das coisas. Não importa quantos vídeos tutoriais você assista sobre um determinado assunto. Até que comece a fazer o que deseja aprender, será difícil conseguir algum progresso real.

Sobrecarregar-se

Sem uma abordagem eficaz para o aprendizado, somente o esforço por si só não será suficiente para você aprender. O professor ou o curso errado podem diminuir seu entusiasmo em aprender algo novo. Especialmente se formos apresentados a algo excessivamente complexo logo no início.

A boa notícia é que existem algumas maneiras de aprender com mais eficácia. Esses são os 4 estilos principais:

  • Aprendizagem Visual

O estilo de aprendizado visual é mais adequado para pessoas que gostam de assistir a vídeos e de ver apresentações que contêm imagens, tabelas e gráficos. São pessoas que aprendem melhor vendo. (Por exemplo, através de fotos, vídeos ou apresentações em PowerPoint).

  • Aprendizagem Auditivo

O estilo de aprendizagem auditiva é mais adequado para pessoas que gostam de ouvir palestras e audiolivros. Esses alunos acham fácil reter o que ouvem. Podcasts são uma ótima recomendação.

  • Aprendizagem Cinestésico

O estilo de aprendizagem cinestésico é mais adequado para pessoas que gostam de “colocar a mão na massa”. Eles são alunos que aprendem melhor movendo-se e fazendo. Por exemplo, pinturas, artesanato, trabalhos em madeira, soldagem, etc.

  • Leitura/escrita

O estilo de aprendizagem de leitura/escrita é mais adequado — como seria de se esperar — para pessoas que gostam de ler e escrever. Ao ler e escrever algo, essas pessoas conseguem gravar o conteúdo em sua mente com mais facilidade.

Ao compreendermos melhor os diferentes estilos de aprendizagem, seguramente teremos um aprendizado mais prazeroso e recompensador. Pessoas diferentes aprendem de maneiras diferentes. Aprenda a identificar em qual categoria você se encaixa melhor e bons estudos.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

NEGÓCIOS

Esta página faz parte da seção Negócios e não integra o conteúdo jornalístico do H2FOZ.

NEGÓCIOS tem 94 posts e contando. Ver todos os posts de NEGÓCIOS

error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do H2FOZ.