Sicredi Vanguarda realiza Assembleia Geral Extraordinária e Ordinária

Ação foi no dia 6 de abril e é considerada um dos momentos mais importantes nas instituições financeiras cooperativas.

Apoie! Siga-nos no Google News

A gestão participativa e a transparência são alguns dos pilares da Sicredi, primeira instituição financeira cooperativa do país. Dentro desse propósito, no dia 6 de abril, a Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ realizou a sua Assembleia Geral Extraordinária e Ordinária (AGEO), que reuniu seus coordenadores de núcleo e lideranças para a prestação dos resultados e definições dos rumos no negócio.

Durante a assembleia, foram apresentamos temas como a prestação de contas relativas ao exercício do ano de 2023 e destinação dos resultados, em que parte é distribuída aos associados de forma proporcional à utilização de produtos e serviços ao longo do ano, além das ações de impacto positivo desenvolvidas pela cooperativa, como Fundo Social e iniciativas de educação financeira, culturais e esportivas.

Ao todo, 116 coordenadores de núcleo – responsáveis por representar os votos dos associados, conselheiros, lideranças e gerentes das agências – participaram da assembleia, assim como o presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock, e o presidente da Sicredi nacional, Fernando Dall’agnese. Em nome da auditoria, a gerente sênior da Ernst & Young, Daniela Russo Matheus, fez parte de forma on-line, além de autoridades convidadas.

Dall’Agnese destacou que “a Sicredi Vanguarda tem feito um grande trabalho no Oeste paranaense e tem expandido os negócios para São Paulo e Rio de Janeiro, onde temos a oportunidade de fazer uma cooperativa ainda maior. A Vanguarda é uma cooperativa que faz bem o seu papel de ocupar espaços no país com o nosso cooperativismo de crédito”.

Conduzida pelo Presidente Aldo Dagostim, a assembleia contou com a participação de 166 coordenadores de núcleo. Foto: Assessoria de Comunicação e Marketing Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ.

Segundo Aldo Dagostim, presidente da Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ, “reunir os associados durante as assembleias de núcleo e, agora, os seus representantes na AGEO, para falar sobre como foi o ano de 2023 e projetar o ano de 2024, é um passo importante para o futuro da cooperativa. É nesse momento que decidimos os rumos da Sicredi Vanguarda, trazendo para os associados a visão real de dono e demonstrando que temos uma gestão transparente”.

Como no cooperativismo todas as decisões são tomadas em conjunto, durante a assembleia os delegados aprovaram a alteração e consolidação do Estatuto Social, compreendendo a alteração da quantidade mínima de quotas-partes para ingressar na cooperativa e nela permanecer.

Com o crescimento sustentável da cooperativa, todos ganham. São mais recursos para investir na comunidade, promovendo a inclusão financeira, fortalecendo a economia e apoiando projetos sociais em cada município de atuação da Sicredi.

“O cooperativismo constrói um mundo melhor, ele pensa na construção da confiança. As assembleias são um grande compromisso do cooperativismo, e a Sicredi Vanguarda tem feito isso com muita nobreza”, celebrou Manfred Dasenbrock.

Nesta assembleia, os três níveis presidenciais estiveram presentes. Foto: Assessoria de Comunicação e Marketing Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ

Assembleias de núcleos

A cooperativa Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ reuniu 14.348 associados das regiões do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, durante o período das assembleias de núcleo, realizadas neste ano, entre os dias 5 de fevereiro e 20 de março. Os encontros contaram com a apresentação dos resultados financeiros referentes a 2023, alinhamentos para 2024 e eleição de alguns novos coordenadores de núcleo.

“Está sendo uma grande realização acompanhar o crescimento do cooperativismo nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Nas últimas assembleias, tivemos uma grande participação dos nossos associados, mostrando nossos resultados, votando e colocando na mão dos delegados a vinda para a AGEO”, comentou Fabrice Six Winandy, conselheiro de Administração da Sicredi Vanguarda na região de São Paulo.

Coordenador de núcleo ou delegado

O coordenador de núcleo é o associado pessoa física eleito em assembleia de núcleo e encarregado de promover diálogo sobre a gestão e o desenvolvimento da cooperativa e de representar os associados nas assembleias gerais, com poder de voto para aprovar os itens em pauta.

É importante ressaltar que a assembleia contou com a presença dos coordenadores do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Ana Carolina dos Santos Alberton, coordenadora de núcleo de Volta Redonda (RJ), falou sobre a realidade do cooperativismo na região onde atua e o papel como representante eleita. “No Rio de Janeiro, é muito nova essa ideia do cooperativismo, e o nosso papel como coordenadores é propagar essa missão. Então, é muito bacana quando a gente está aqui no Paraná, próximo de quem vive o cooperativismo, e conseguir levar essa essência para os moradores da nossa região”, realçou.

“Um ponto alto da nossa assembleia foi o depoimento dos nossos conselheiros e coordenadores mostrando o valor que as pessoas têm na Sicredi e a confiança da nossa liderança. Com depoimentos como os deles, mostramos o quanto a Sicredi faz diferença na vida das pessoas”, finalizou Aldo Dagostim.

Sobre o Sicredi

A Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 7,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.600 agências, a Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.