Confie nos homens do tempo. Eles acertaram: choveu e veio o frio. E os próximos dias?

A diferença nas previsões pro início de semana foi quase irelevante. Já dá quase pra garantir quando vem chuva ou frio. Então, confira.

Apoie! Siga-nos no Google News

A previsão do tempo acertou quase na mosca. O CPTEC/Inpe previu chuva na segunda (chegou já no domingo à noite) e queda da temperatura pra hoje, terça (16), com mínima de 9 graus. Batata: fez 9 graus, nesta manhã, mas na madrugada a temperatura não passou de 7 graus.

O Simepar também previu chuva e depois frio, com mínima de 10 graus nesta terça. Fez mais frio do que o previsto. E os próximos dias?

Vamos lá: para o Simepar, temperatura na quarta, 17, fica entre 9 graus, a mínima, e 21 graus. Na quinta, entre 13 e 19 graus. Chove na quinta-feira. Depois, a temperatura sobe um pouco, com um final de semana de sol, mínima de 16 e máxima de 27 graus.

Para o CPTEC/Inpe, a previsão é de frio mais rigoroso pra esta quarta, com mínima de 6 graus! A máxima não passa de 21 graus.

Coerentemente, a mínima sobe pra 9 graus na quinta-feira, 18, e vai progressivamente pro alto até chegar a uma previsão bem parecida com a do Simepar: mínima de 15 no sábado e máxima de 27 no domingo. Ao contrário do Simepar, no entanto, a possibilidade de chuva na quinta, pro CPTEC/Inpe, é muito baixa.

Previsão do tempo não é uma ciência exata, ela se baseia em uma série de fatores climáticos que podem se alterar repentinamente. Mas, pelo que viemos publicando nos últimos tempos, hoje em dia a previsão é bem mais confiável do que até alguns anos atrás, antes dos satélites e dos supercomputadores (o CPTEC/Inpe tem um deles).

Quer dizer, antes funcionava mais o bom senso e o chutômetro. Agora, tem muita ciência envolvida, e a semelhança nas previsões dos vários serviços cada vez se aproxima mais. O que diferencia, muitas vezes, é o equipamento utilizado (ou a falta de) e a análise dos técnicos, que nem sempre concordam nos prognósticos.

Em qualquer estação do ano, o sol e as paisagens de Foz rendem belas imagens. Veja algumas desta terça, feitas pela jornalista Patrícia Iunovich, nossa fotógrafa honorária.

 

 

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.