Com paisagem fantástica, Meia das Cataratas une atletas experientes e apaixonados por corrida

A prova é uma das mais bonitas do país, dentro do Parque Nacional do Iguaçu; com inscrições abertas, disputa será em 7 de maio. Assista ao vídeo

Apoie! Siga-nos no Google News

Com histórias de vidas diferentes, a trajetória do casal Mary e Paulo, de Campo Grande (MS), e da moradora de Curitiba (PR), Lilian, é ligada por uma paixão comum: a Meia Maratona das Cataratas, uma das provas mais bonitas do Brasil. Dentro do Parque Nacional do Iguaçu, reserva protegida de Mata Atlântica, a corrida acontece no próximo dia 7 de maio.

Assista ao vídeo:


Empresários, Marilis Mariotto Donato (66) e Paulo Roberto Donato (68) são corredores que frequentam as principais maratonas do país e do mundo. A auxiliar administrativa Lilian Galeski (39) quer superar, em Foz do Iguaçu, sua melhor marca obtida na prova de 21km da sua cidade, a capital do Paraná.

Enquanto a Meia das Cataratas não chega, Mary, Paulo e Lilian, cada qual a seu modo, treinam e contam os dias para a disputa. O casal parte para a Inglaterra, onde corre nos próximos dias. Já o compromisso da curitibana é ajudar a trazer outras pessoas para correr no Parque Nacional, na fronteira do Brasil com a Argentina.

As experiências diversas desses três corredores mostram que a Meia das Cataratas é uma prova democrática, que contagia e envolve as pessoas. Quem participa uma vez não fica fora nunca mais, porque além da grandiosidade da corrida, em um dos cenários mais exuberantes e procurados para turismo no mundo, há companheirismo, cooperação e vivências.

Democrática, a Meia Maratona das Cataratas reúne pessoas de todas as idades – foto: Marcos Labanca

Corredores com experiência e que disputam provas pelo Brasil e pelo mundo compartilham conhecimentos e dicas com quem corre para desfrutar o esporte, encontrar qualidade de vida e interagir com esse patrimônio que é o parque. Mais que a medalha no pescoço, a Meia das Cataratas faz pulsar, no peito, as trocas e sensações humanas.

Como nos anos anteriores, a 14.ª Meia Maratona das Cataratas terá o percurso de 21 quilômetros e o Desafio 8km das Cataratas, ambas apresentando como cenário a exuberância das quedas-d’água que são uma das 7 Maravilhas do Mundo. As inscrições são realizadas no site oficial da prova: meiamaratonadascataratas.com.br.

Juntos na vida e na pista

Das 13 edições da Meia das Cataratas, Mary e Paulo só faltaram a uma delas. Eles se conheceram e se casaram em Foz do Iguaçu, passando a dividir a vida e também a pista. Já inscritos para a prova em 7 de maio de 2023, no Parque Nacional do Iguaçu, eles estão em preparação para a Maratona de Londres, que será no dia 23 de abril.

“Correr provas internacionais é sempre muito bom. Mas temos um carinho especial pela Meia Maratona das Cataratas. De todas as edições, só faltamos a uma”, ressalta Paulo. “Sem dúvidas, é uma prova diferente de todas, é única, pois o percurso é encantador pelo contato direto com a natureza”, exclama.

Paulo e Mary colecionam, com carinho, conquistas na vida pessoal e no esporte obtidas na Meia Maratona das Cataratas – foto: Arquivo pessoal

Os dois corredores possuem uma sala de troféus e, entre eles, inúmeros conquistados na Meia das Cataratas. “Mas não podemos deixar de comentar o troféu da última edição, que foi após o transplante de medula óssea que a Mary fez e, para nossa doce surpresa, ela ficou em primeiro lugar na sua categoria, dos 65 aos 69 anos”, comemora Paulo Donato.

Chamada para a Meia das Cataratas

Em 2015, Lilian Galeski ainda não corria quando veio para Foz do Iguaçu pela primeira vez. Quatro anos depois, já organizava uma excursão e não parou mais. Na 14.ª Meia Maratona das Cataratas, o grupo será de 46 pessoas, das quais 40 são corredores e as demais vêm para torcer e turistar pelas belezas naturais e nas Três Fronteiras.

Como corredora, Lilian tem na ponta da língua a resposta sobre o que mobiliza pessoas de todo o Brasil a viajar quilômetros para a prova. “As Cataratas do Iguaçu são uma das 7 Maravilhas do Mundo que valem a pena conhecer. Ao correr dentro do parque, então, a gente une a paixão da corrida e de viajar para conhecer novos lugares”, revela.

Nesta edição da Meia Maratona das Cataratas, Lilian se desafiará no percurso de 21 quilômetros – foto: Arquivo pessoal

Sua preparação inclui treinos três vezes por semana. Nas edições passadas, ela fez o Desafio 8km, para aproveitar ao máximo as belezas da unidade de conservação. Neste ano, irá percorrer os 21 quilômetros, antecipa. “Sempre adorei provas de corrida, mas odiava treinar. Porém não existe milagre: se você quer melhorar o tempo, só vai conseguir treinando”, sugere.

Ela aproveita para enfatizar os benefícios da corrida para uma vida saudável, as relações pessoais e amizades que são criadas na Meia Maratona das Cataratas, que reúne participantes de todo o país. “Te faz conhecer novos amigos e novos lugares. Isso é o que mais me encanta. Para mim o que vale é isso”, reflete Lilian, projetando vitórias muito além dos resultados.

Excursão organizada por Lilian já conta com um grupo de 50 corredores de Curitiba – foto: Arquivo pessoal

14.ª Meia Maratona das Cataratas e Desafio 8km das Cataratas
Data: 7 de maio de 2023 (domingo)
Local: Parque Nacional do Iguaçu, Foz do Iguaçu (PR)
www.meiamaratonadascataratas.com.br

Acesso ao local da prova
Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu
Estacionamento: 5h
Transporte dos atletas: 6h
Transporte de acompanhantes: 7h

Largada e chegada
Guarda-volumes: 7h
Largada: 8h30
Tempo-limite da prova: 3h
Premiação: 10h30 (início)
Transporte/retorno: 10h30

LEIA TAMBÉM
2 Comentários
  1. Jandir Diz

    Não sei porquê motivo tiraram a premiação por categoria na prova dos 8 kms, lamentável pois era um atrativo a mais para a prática de atividade física! Lamentável

  2. Jandir Diz

    Uma forma de incentivar a prática de atividade física (corrida) é a distribuição de prêmios por categoria principalmente nas provas das cataratas, pois temos participantes até de outros Países! Gostaria que fosse restaurado essa premiação!? Obrigado ?

Comentários estão fechados.