Meio ambiente na pauta: documentários e muito bate-papo depois

Vem aí nova do Doc Ambiente, em Foz do Iguaçu. São sessões de documentários, com comentaristas abertos a debates.

Apoie! Siga-nos no Google News

Na sequência de exibições gratuitas de documentários com temática ambiental em Foz do Iguaçu, o Doc Ambiente anuncia sua segunda temporada com sete sessões entre março e abril, começando na próxima sexta, dia 6. Os filmes são exibidos semanalmente, sempre às 19h, no Noves Bike Café.

Nesta segunda temporada, os temas abordam prioritariamente os efeitos da alimentação humana e da própria produção de alimentos na saúde e no meio ambiente.

Além disso, discutem questões relativas às ervas medicinais e práticas integrativas, à biodiversidade e sua relação com a nutrição, e aos fatores históricos, identitários e culturais da alimentação.

A Amazônia, por sua vez, abre e fecha a temporada, não sem antes passar pela Austrália, com o primeiro doc-drama exibido na mostra.

Em todas as sessões, comentaristas apresentam os filmes e, ao final da exibição, destacam brevemente os pontos mais relevantes, sobretudo do ponto de vista científico, e abrem para a participação geral.

A seguir, lista de filmes com respectivas datas e comentaristas

Imagem de O jabuti e a anta, de Eliza Capai.

6 MarAmazônia em chamas/ The burning season (de John Frankenheimer, EUA, 1994) – com André Alliana, economista especializado em meio ambiente, gestor de resíduos e de turismo de aventura, ex-secretário de Meio Ambiente de Foz do Iguaçu.

13 MarSemente, a história por contar/ Seed, the untold story (de Taggart Siegel e Jon Betz, EUA, 2018) – com Shirley Barros Felippe, técnica em meio ambiente, guia de turismo regional e nacional, tecnóloga em gestão de turismo, membro do Observatório Ambiental e estudante de Geografia.

20 Mar A saúde está entre nós: plantas medicinais e fitoterápicos (de Tiago Carvalho, Brasil, 2013) + Camará blues (de Daniel Choma, Brasil, 2013) – com Maycon César, terapeuta de práticas integrativas, mestre em técnicas como Reiki, meditação, cristais e fitoenergética, estudante de Fitoterapia e de História.

27 Mar Onde sonham as formigas verdes/ Wo die grünen Ameisen träumen (de Werner Herzog, Austrália/ Alemanha, 1984) – com Ester Marçal Fer, mestre em Comunicação com ênfase em documentários, ex-coordenadora de criação de linha de conteúdos para as TVs públicas, professora de Cinema & Audiovisual.

3 Abr Que raio de saúde/ What the health (de Kip Andersen e Keegan Kuhn, EUA, 2017) – com Renata Peixoto de Oliveira, cientista política especializada em política internacional e políticas públicas, coordenadora do programa de mestrado em Integração Contemporânea da América Latina (ICAL-Unila).

17 Abr Cooked, fogo (de Michael Pollan e Alex Gibney, EUA, 2016) + Life in syntropy (de Dayana Andrade e Felipe Pasini, Brasil, 2015) – com Ronaldo Pavlak, engenheiro agrônomo do programa de Desenvolvimento Rural Sustentável da Itaipu Binacional, especializado em Agroecologia, PANCs e horta mandala, membro da rede EcoVida.

24 Abr O jabuti e a anta (de Eliza Capai, Brasil, 2017) – com Andreia Moassab, professora de Arquitetura & Urbanismo. Coordenou projetos de planejamento na Amazônia e na África, em 2016 integrou equipe para os diálogos Harmonia com a Natureza, cujo relatório subsidiou a 71ª. Assembleia Geral das Nações Unidas.

SERVIÇO:

Doc Ambiente no Noves Bike Café – Rua Eng. Rebouças 540, Centro, Foz do Iguaçu.

2ª. Temporada toda sexta-feira às 19h. Entrada gratuita.

Documentários estrangeiros têm legendas em Português.

 

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.