Senador paraguaio apresenta projeto para legalizar a maconha

Projeto prevê liberação para todos os fins, não só medicinal, mas também recreativo.

Apoie! Siga-nos no Google News

H2FOZ – Cláudio Dalla Benetta

O senador paraguaio Paraguayo Cubas apresentou nesta quinta-feira, 28. no plenário do Senado, um projeto de lei para legalizar o cultivo, a comercialização, o uso medicinal e recreativo da cannabis, popularmente conhecida como maconha.

Segundo o senador, a política de proibição da maconha não tem provocado resultados positivos, apenas negativos. 

"(A proibição) não fez mais que propiciar o crescimento da violência em várias zonas do país, assim como a criminalização de setores sociais vulneráveis por causa de atividades relacionadas com a cannabis e, sucessivamente, o encarceramento massivo por delitos não violentos relacionados com o consumo e a venda de drogas de baixo impacto", justificou o senador.

Disse ainda que, apesar da forte perseguição do governo a crimes relacionados à maconha, longe de ocorrer uma diminuição, registra-se um incremento das atividades de organizações criminosas.

Para o senador, o problema da maconha não deve ser abordado do ponto de vista de segurança pública, mas de saúde pública.

O parlamentar disse que seu projeto prevê a criação de um cadastro de consumidores e autoprodutores de maconha e um acompanhamento para regular as atividades comerciais. Ele disse que haverá até mesmo um crescimento do Produto Interno Bruto do país, já que o Paraguai é um dos maiores produtores de maconha do mundo.

Na América do Sul, já há a experiência do Uruguai, um país tradicionalmente liberal, que legalizou o autocultivo e o uso recreativo da maconha. Mas os paraguaios, ao contrário dos uruguaios, são extremamente conservadores. O projeto do senador deve ir para alguma gaveta.

Polêmico

O que não ajuda também a levar tanto a sério o projeto é que Paraguayo Cubas é um dos políticos mais polêmicos do Paraguai. O jornal Última Hora fez um rápido balanço de seus últimos feitos.

Recentemente, ele subiu num carro da Polícia de Trânsito de Assunção e quebrou o parabrisa a pontapés, depois de discutir com os policiais.

Em 2016, ele reagiu com violência contra um juiz de Ciudad del Este, a quem agrediu com cintadas e, depois, defecou na sala de audiência.

Naquela ocasião, ele deveria comparecer para responder por um caso de coação e dano público por pintar grafites com aerossol na sede da Promotoria.

Fontes: La Nación e Última Hora

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.