Temporal na madrugada. E alerta de tempestade continua em todo o Paraná

O Paraná todo está em alerta laranja para temporais, segundo o Inmet. Veja os cuidados que você deve tomar.

Apoie! Siga-nos no Google News

Por Cláudio Dalla Benetta

O aviso da Defesa Civil do Paraná, na segunda-feira, 11, chegou às 23h24: chuvas intensas, raios, vendaval nas regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul. 

Na verdade, a região já estava sob alerta laranja do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) desde a tarde. A chuva começou antes do alerta da Defesa Civil e ficou mais forte durante a madrugada, com muitas rajadas de vento.

E não deu outra: os ventos fortes provocaram quedas de galhos e até de árvores. Houve alagamentos em vários locais e faltou luz em partes da cidade, como na Vila A. Foi registrada até uma ligeira chuva de granizo.

Mas o pior é que o alerta laranja continua nesta terça-feira, 12. Pode chover entre 30 e 60 mm ou entre 50 e 100 milímetros no dia (depende da região), com ventos intensos (entre 60 e 100 km por hora) e queda de granizo, informa o Inmet para hoje.

As recomendações do Inmet são: em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e de descargas elétricas; não estacione próximo a torres de transmissão e placas de propaganda.

E, se possível, desligue em sua casa os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.

A área afetada pelos temporais compreende o Paraná inteiro e parte de Santa Catarina. Portanto, se você vai viajar, o alerta também está valendo. Veja o mapa que mostra o alcance dos temporais.

Mapa do Inmet mostra as áreas que podem ser atingidas por temporais.

 

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.