Foz acima de tudo! Pelo fim do antagonismo político

Foz do Iguaçu precisa virar a página do “antagonismo” e ser o exemplo do pragmatismo estratégico.

Apoie! Siga-nos no Google News

Adnan El Sayed – OPINIÃO

O discurso do presidente Luiz Inácio da Silva no ato de posse da nova reitora deixou claro que a prioridade no Brasil volta a ser a Educação. Vimos no palco o peso do Governo Federal pela presença robusta do próprio presidente Lula, da Itaipu Binacional dirigida pelo economista Enio Verri e da Universidade Federal (Unila) sob a reitoria da recém empossada professora Diana Araújo.

Mas o que chama atenção é o que está nas entrelinhas. A presença do Governo do Estado do Paraná, com o vice-governador Piana e o Secretário Estadual de Educação Professor Roni no palco, é uma mensagem clara: quando pensamos no Brasil em primeiro lugar, devemos sempre conversar e somar esforços, todos.

E nossa cidade deve ser o bastião de uma virada do antagonismo implantado em nossa mente e em nossa sociedade para o pragmatismo de interesse nacional capaz de unir as diversas forças em prol do nosso futuro.

Lula multiplicou o número de universidades por todo o Brasil em seus dois primeiros mandatos, fez a economia girar e implantou o maior programa social contra a fome. Não podemos negar que foi preciso alguém que teve fome na vida pra dar prioridade ao fim da fome, foi preciso alguém que não teve estudo para lutar com entusiasmo para que ninguém tivesse privado de suas vidas o direito à educação.

Hoje a Itaipu e o Governo Federal dão um passo a mais. Não tanto pela construção da sede da Unila, que é fundamental (!), mas mais por ampliar seus investimentos ao ensino infantil, básico e fundamental, mesmo sendo de competências municipal e estadual. Essa é a visão pragmática que coloca o povo brasileiro acima de tudo.

O governo do Estado do Paraná que é de direita abre as portas para essa iniciativa e segue na construção de forma pragmática em prol do nosso Estado. Foz do Iguaçu também precisa virar a página do “antagonismo” e ser o exemplo do pragmatismo estratégico e desenvolvimentista unindo todos os atores políticos, sociais e econômicos em torno de um Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Se esta visão progredir, teremos um grande avanço local, regional e nacional. Este Plano deve surgir de nossas mãos. Temos capacidade e todas as condições.

Adnan El Sayed, economista e vereador em Foz do Iguaçu

________________________________

Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do H2FOZ.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.