Gestão de Projetos e SCRUM

SCRUM é um framework que se integra desde o levantamento dos objetivos e requisitos, passa pela organização e trabalhos necessários com a contínua entrega de valores de forma interativa e integrativa, organizada em intervalos temporais.

Apoie! Siga-nos no Google News

Por Heleno Licurgo do AmaralOPINIÃO

Se você está envolvido em alguma empresa, seja como colaborador ou como sócio (ou proprietário), em algum, ou alguns projetos, você já esteve (ou está) envolvido em diversas capacidades. Afinal de contas, tudo o que fazemos na vida de uma empresa é baseado em projetos, que, naturalmente, não se aplicam apenas a novos produtos, mesmo sendo o principal, mas podem (e deveriam) envolver estratégias de monitoramento de performance de produtos e serviços, melhoria contínua desses mesmos e muitas outras políticas internas para o ganho de competitividade.

Essa experiência pode ter sido boa, ou também pode ter sido ruim. Muitas vezes, a qualidade da experiência está intimamente ligada à metodologia e à framework (estrutura) usadas para a gestão do projeto da sua concepção à entrega final. Assim, vamos conversar sobre SCRUM (procure a pronúncia correta, talvez você se surpreenda). Nesta conversa, vamos entender como pode ser justamente o necessário para que os seus próximos projetos sejam uma experiência muito melhor.

Já que SCRUM é um “framework”, primeiro, vamos rapidamente entender o que é isso. De forma bem simples, “framework” é uma estrutura que irá organizar de forma sistêmica, ou seja, interrelacionada, diversas partes que compõem o projeto a ser entregue. Você pode pensar exatamente como a estrutura de uma construção que abriga diversos elementos que irão formar, no seu conjunto, a obra completa. E, cada parte dessa estrutura, acaba por estruturar a obra final. Daí vem um termo em português muito bom para “framework” que é “estrutura estruturante”, ou seja, uma estrutura que, através da articulação sistêmica de seus diversos elementos, vai construir a forma final.

De forma bem genérica, mas excelente para compreender a abrangência e poder do SCRUM para a gestão de projetos. Ele é um framework que se integra desde o levantamento dos objetivos e requisitos, passa pela organização e trabalhos necessários com a contínua entrega de valores de forma interativa e integrativa, organizada em intervalos temporais. Assim, uma gestão de projetos dentro desse framework, vai buscar organizar todos os processos de entrega de valores de forma incremental, contínua e não linear, sendo capaz, na sua essência, de modificar os fluxos de entrega justamente através da apreciação conjunta pela equipe desenvolvedora e pelo cliente do valor entregue a cada momento. Não se preocupe, vamos passar por tudo isso detalhadamente no correr das nossas conversas aqui.

Na essência do SCRUM, está a característica de estruturar a gestão do projeto com a entrega de valores de forma interativa, integrativa e organizada em intervalos temporais adaptáveis. Dessa forma, cada etapa de desenvolvimento, juntamente com a respectiva entrega e avaliação conjunta dessa, gera um processo incremental de melhoria contínua.

Na essência do SCRUM, está a característica de estruturar a gestão do projeto com a entrega de valores de forma interativa, integrativa e organizada em intervalos temporais adaptáveis. – Foto: Pexels

Por exemplo, suponha que você tenha um site de vendas on-line. Ele precisa, dentre outros, de “carrinho de compras”, de uma seção com sugestões de compras, uma outra com descontos etc. A entrega de cada uma dessas partes envolve várias outras menores que devem ser articuladas dentro do projeto. Por exemplo, a entrega do carrinho de compras pode ser segmentada em vários elementos menores, por exemplo, as funcionalidades de adicionar e remover itens, aumentar o número de cada um dos itens, debitar descontos, acrescentar o valor do frete baseado no endereço de entrega, salvar os itens no carrinho para uma próxima oportunidade etc. Cada um desses valores pode ser planejado, desenvolvido, testado em avaliação constante, com propostas de melhorias recíprocas, entregas e avaliações finais do cliente que serão usadas para melhorias contínuas.

Uma característica central e extremamente importante do SCRUM é que o foco central é o CLIENTE com entregas contínuas e rápidas. E isso não significa algum simplismo como dizer que é focado na satisfação do cliente, mas que as percepções e necessidades do cliente são elementos condutores do desenvolvimento. E que entregas contínuas e rápidas, mantêm o cliente ciente do processo de desenvolvimento e conhecem as percepções e sugestões desse que serão fundamentais para a melhoria contínua para incrementar cada entrega posterior.

Em próximas conversas, vamos tratar mais profundamente do que é SCRUM, comparar com outro framework tradicional que ainda é muito utilizado, e tem o seu espaço, e conhecer mais como o SCRUM pode ser importante para qualquer empresa de qualquer segmento e de qualquer tamanho.

Até lá!

* Heleno Licurgo do Amaral é professor em Foz do Iguaçu.
Acompanhe o trabalho dele pelo site https://heleno.net.br/

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.