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Abre ou não abre?

E no Paraguai? Como estão as obras de acesso à Ponte da Integração?

Principal pendência está relacionada à ponte sobre o Rio Monday, localizada no trecho final do Corredor Metropolitano del Este.

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E no Paraguai? Como estão as obras de acesso à Ponte da Integração?
Obras do trecho rural do Corredor Metropolitano del Este, anel viário de acesso à Ponte da Integração, em outubro de 2025. Foto: Gentileza/MOPC

Após o impasse entre órgãos estaduais e federais sobre a rodovia Perimetral Leste em Foz do Iguaçu, moradores da região, interessados na abertura da Ponte da Integração, lançaram o questionamento: como estão as obras de acesso à ponte no Paraguai?

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Neste domingo (14), o portal H2FOZ verificou as últimas publicações sobre o tema, feitas pelo Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) do Paraguai.

No país vizinho, o acesso à Ponte da Integração tem como base o Corredor Metropolitano del Este (CME), complexo logístico financiado com recursos de um empréstimo internacional contraído pelo MOPC.

Obras do trecho urbano avançaram rápido, mas licitação da ponte sobre o Monday demorou a sair.
Obras do trecho urbano avançaram rápido, mas licitação da ponte sobre o Monday demorou para sair. Foto: Gentileza/MOPC

A estrutura do corredor compreende mais de 30 quilômetros de rodovias, criadas para interligar os municípios de Presidente Franco, Ciudad del Este, Hernandarias, Minga Guazú e Los Cedrales.

Conforme o MOPC, a construção dos acessos à Ponte da Integração no Paraguai está dividida em seis lotes, licitados a diferentes construtoras. Três dos lotes, referentes à aduana paraguaia, porto seco e ligação urbana com a cidade de Presidente Franco, têm status de concluídos.

Já os Lotes Rurais 1 e 2, que englobam a maior parte dos quase 32 quilômetros do CME, seguem em andamento, com previsão de entrega ainda no primeiro semestre de 2026.

Ponte sobre o Rio Monday

O sexto lote diz respeito à construção de uma nova ponte sobre o Rio Monday, no trecho final do acesso à Ponte da Integração.

Vista aérea do canteiro da ponte sobre o Monday, com a Ponte da Integração ao fundo.
Vista aérea do canteiro da ponte sobre o Monday, com a Ponte da Integração ao fundo. Foto: Gentileza/MOPC

Última obra a ser licitada pelo MOPC, a ponte do Monday apresentava, em boletim datado do dia 30 de outubro, apenas 23% de execução.

Crucial para liberar a passagem de caminhões com carga pela Ponte da Integração, a via sobre o afluente do Rio Paraná tem previsão de término somente para o final de 2026.

Sem ela, os veículos pesados terão de passar, obrigatoriamente, por rotas dentro da cidade de Presidente Franco, não desenhadas para tal uso. Vereadores e lideranças comunitárias da cidade paraguaia têm posição contrária à medida.

Abertura gradual da Ponte da Integração

Foz do Iguaçu receberá, no próximo dia 20, a Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Países Associados. Na ocasião, os presidentes Lula e Santiago Peña estarão na fronteira, com expectativa de aproveitamento da agenda para a abertura da Ponte da Integração.

Entretanto, a liberação para o tráfego na via deverá ocorrer de forma gradual. A princípio, conforme o cronograma definido por órgãos do Brasil e do Paraguai, somente caminhões vazios (em lastre) poderão passar pela ponte.

Os planos para as etapas seguintes incluem a liberação de caminhões com carga, veículos de turismo, carros de passeio, motos e pedestres.

Nas primeiras fases, a Ponte da Integração não deverá operar 24 horas por dia, mas apenas em horário pré-definidos. Para que a abertura integral ocorra, é necessário, entre outros pontos, o reforço nas equipes de fiscalização.

Trabalhos de construção dos pilares da ponte sobre o Monday.
Trabalhos de construção dos pilares da ponte sobre o Monday. Foto: Gentileza/MOPC

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    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.