Após o impasse entre órgãos estaduais e federais sobre a rodovia Perimetral Leste em Foz do Iguaçu, moradores da região, interessados na abertura da Ponte da Integração, lançaram o questionamento: como estão as obras de acesso à ponte no Paraguai?
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Neste domingo (14), o portal H2FOZ verificou as últimas publicações sobre o tema, feitas pelo Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) do Paraguai.
No país vizinho, o acesso à Ponte da Integração tem como base o Corredor Metropolitano del Este (CME), complexo logístico financiado com recursos de um empréstimo internacional contraído pelo MOPC.

A estrutura do corredor compreende mais de 30 quilômetros de rodovias, criadas para interligar os municípios de Presidente Franco, Ciudad del Este, Hernandarias, Minga Guazú e Los Cedrales.
Conforme o MOPC, a construção dos acessos à Ponte da Integração no Paraguai está dividida em seis lotes, licitados a diferentes construtoras. Três dos lotes, referentes à aduana paraguaia, porto seco e ligação urbana com a cidade de Presidente Franco, têm status de concluídos.
Já os Lotes Rurais 1 e 2, que englobam a maior parte dos quase 32 quilômetros do CME, seguem em andamento, com previsão de entrega ainda no primeiro semestre de 2026.
Ponte sobre o Rio Monday
O sexto lote diz respeito à construção de uma nova ponte sobre o Rio Monday, no trecho final do acesso à Ponte da Integração.

Última obra a ser licitada pelo MOPC, a ponte do Monday apresentava, em boletim datado do dia 30 de outubro, apenas 23% de execução.
Crucial para liberar a passagem de caminhões com carga pela Ponte da Integração, a via sobre o afluente do Rio Paraná tem previsão de término somente para o final de 2026.
Sem ela, os veículos pesados terão de passar, obrigatoriamente, por rotas dentro da cidade de Presidente Franco, não desenhadas para tal uso. Vereadores e lideranças comunitárias da cidade paraguaia têm posição contrária à medida.
Abertura gradual da Ponte da Integração
Foz do Iguaçu receberá, no próximo dia 20, a Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Países Associados. Na ocasião, os presidentes Lula e Santiago Peña estarão na fronteira, com expectativa de aproveitamento da agenda para a abertura da Ponte da Integração.
Entretanto, a liberação para o tráfego na via deverá ocorrer de forma gradual. A princípio, conforme o cronograma definido por órgãos do Brasil e do Paraguai, somente caminhões vazios (em lastre) poderão passar pela ponte.
Os planos para as etapas seguintes incluem a liberação de caminhões com carga, veículos de turismo, carros de passeio, motos e pedestres.
Nas primeiras fases, a Ponte da Integração não deverá operar 24 horas por dia, mas apenas em horário pré-definidos. Para que a abertura integral ocorra, é necessário, entre outros pontos, o reforço nas equipes de fiscalização.


