Marcada para sábado (17), em Assunção, a cerimônia de assinatura do acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia terá a presença de pelo menos quatro presidentes.
Leia também:
Militares dos EUA desembarcam no Paraguai para ação conjunta
De acordo com o cerimonial do evento, organizado pelo governo do Paraguai, o ato acontecerá no Gran Teatro José Asunción Flores, ao meio-dia. O espaço, um dos mais conhecidos da capital paraguaia, pertence ao Banco Central do Paraguai (BCP).
Ademais do anfitrião Santiago Peña, confirmaram presença Javier Milei (Argentina), Yamandú Orsi (Uruguai) e José Raúl Molino (Panamá, país associado ao Mercosul).
A Europa estará representada pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e pelo presidente do Conselho Europeu, o português António Costa.
Dos quatro membros originais do Mercosul, apenas o Brasil não enviaria seu chefe de Estado para o evento. Caso o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de fato, não possa participar da cerimônia, o governo brasileiro indicará um ministro.
Inicialmente, a assinatura do acordo estava prevista para ocorrer no último dia 20 de dezembro, em Foz do Iguaçu, durante a cúpula semestral do Mercosul.
No entanto, o surgimento de divergências internas no âmbito da União Europeia postergou a aprovação do documento pelo Parlamento Europeu. Assim, o aval do Legislativo comunitário, com maioria qualificada, veio apenas no início de janeiro.
O acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia criará um mercado consumidor com mais de 800 milhões de habitantes, bem como com importante peso na economia mundial.

