O Paraguai ganhará, no próximo dia 7 de agosto, mais um aeroporto internacional certificado pelas autoridades aeronáuticas. Atualmente, apenas dois terminais aéreos recebem voos regulares de fora do país, nas regiões de Assunção e Ciudad del Este.
Leia também:
Paraguai terá etapa do Campeonato Mundial de Rali
De acordo com a Direção Nacional de Aeronáutica Civil (Dinac), o Aeroporto Tenente Amin Ayub, em Encarnación, passará a contar com o status de internacional.
Para tanto, está recebendo melhorias na pista e nas áreas de embarque e desembarque de passageiros, bem como nas estruturas para fiscalização. O investimento está a cargo do governo do Paraguai, por meio de órgãos como a Dinac.
Em declarações reproduzidas pelo jornal La Nación, o diretor de Aeroportos da Dinac, Rubén Aguilar, disse que a etapa atual de obras já está quase concluída.
“Vamos habilitar o status de internacional no próximo dia 7. Até 15 de agosto, estimamos que o aeroporto já estará 100% funcional. A parte de segurança operacional já está garantida, vamos só melhorar os detalhes que faltam”, indicou.
O Paraguai tem pressa para liberar a operação internacional do aeródromo, pois receberá, no final de agosto, uma etapa do Mundial de Rali. As provas acontecerão no Sul do país, com desembarque de pilotos, equipes e público no aeroporto de Encarnación.
Além disso, a companhia aérea argentina FlyBondi pediu autorização para operar voos diretos entre Buenos Aires e Encarnación. O início está agendado para a segunda quinzena de agosto, como forma de atender à demanda gerada pelo Mundial de Rali.
A pista do aeroporto de Encarnación tem, atualmente, dois quilômetros de extensão. A ampliação do comprimento da pista e da capacidade do pátio de aeronaves integra as próximas fases do plano de expansão do terminal.