O anfiteatro do Lago da República ficou lotado, na noite dessa sexta-feira (29), para um ato político. No local, apoiadores do prefeito destituído de Ciudad del Este, Miguel Prieto, oficializaram o nome do economista Daniel Pereira Mujica para as eleições de novembro.
Leia também:
Vereadora toma posse como prefeita interina em Ciudad del Este
Mujica concorrerá à prefeitura pelo movimento Consciência Democrática Esteña (CDE), tendo como lema “Yo Creo”, o nome da agrupação política de Prieto.
A candidatura de Mujica em Ciudad del Este tem o apoio do Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA), segunda força política do Paraguai. Ademais, movimentos de esquerda e legendas de oposição ao Partido Colorado (ANR) integram a aliança.
A eleição suplementar em Ciudad del Este, convocada após a destituição de Prieto, está marcada para o dia 9 de novembro. Quem vencer assumirá o cargo em 18 de novembro, para mandato-tampão com duração até dezembro de 2026.
Atualmente, a segunda maior cidade do Paraguai está sob o comando da vereadora María Portillo (PLRA), empossada como prefeita interina. Antes, por 60 dias, um interventor nomeado pelo governo do país exerceu a função.
O mandato de Prieto foi cassado pela Câmara dos Deputados após denúncia apresentada pela Controladoria-Geral da República (CGR). O órgão elaborou relatório apontando problemas em contratos, nomeações e destinação de recursos em Ciudad del Este.
O prefeito destituído, por sua vez, argumenta que o processo teve motivação política, com o objetivo de retirá-lo da vida pública. Prieto já declarou, em inúmeras oportunidades, que pretende liderar candidatura de oposição à Presidência do Paraguai em 2028.
Daniel Pereira Mujica, o candidato para a eleição de novembro, atuou como assessor de Prieto na prefeitura. Em 2023, Mujica ficou em segundo lugar na disputa pelo governo do departamento (estado) de Alto Paraná, cuja capital é Ciudad del Este.
Candidatura colorada em Ciudad del Este
Já o Partido Colorado, do presidente Santiago Peña, anunciou que realizará, no dia 5 de outubro, votação interna para definir seu candidato em Ciudad del Este.
A princípio, o ex-governador Roberto González Vaesken aparece como favorito, reunindo o apoio dos principais grupos internos da legenda governista. Entretanto, pelo menos mais uma candidatura deverá ser protocolada pelos setores minoritários do partido.
Desde sua fundação, em 1957, Ciudad del Este elegeu apenas prefeitos do Partido Colorado. Miguel Prieto foi o primeiro a quebrar a hegemonia colorada, vencendo a eleição suplementar de 2019 e obtendo a reeleição em 2021.

