Os moradores do Paraguai enfrentaram, na manhã desta quinta-feira (14), um apagão que complicou a saída de casa para o trabalho ou para os estudos. O problema teve início logo cedo, às 6h23, afetando as principais cidades do país.
Acesse também:
Canal Paraguai – sua ponte para as notícias do país vizinho no H2FOZ
De acordo com a Administração Nacional de Eletricidade (Ande), estatal responsável pela distribuição de energia no Paraguai, as causas do apagão já estão plenamente identificadas.
Em comunicado difundido à imprensa, a empresa atribuiu o blecaute a uma falha nas linhas de transmissão que recebem a energia da usina de Itaipu no Paraguai.
“Devido a esse evento, foram afetadas todas as subestações alimentadas por dita fonte [Itaipu]. Neste momento, já restabelecemos 70% das linhas afetadas e 100% do serviço em Assunção e região metropolitana”, informou a companhia, por volta das 8h.
“Técnicos da instituição estão trabalhando arduamente para restabelecer o serviço nas áreas afetadas”, complementa o comunicado da estatal paraguaia.
Falha no Leste do Paraguai
Por outro lado, o jornal La Nación publicou declarações do engenheiro Tito Ocariz, gerente-técnico da Ande, dando detalhes sobre o problema. A falha, conforme Ocariz, ocorreu no trecho entre a usina de Itaipu e a subestação de Acaray, na região de Ciudad del Este.
“Uma linha de 220 mil volts, que une as subestações de Itaipu com a subestação de Acaray, ficou fora de serviço. Aparentemente, na chegada a Acaray, alguns cabos se soltaram. Isso provocou essa situação”, apontou.
Equipes da Ande estão no local para apurar as causas do desprendimento dos cabos, que percorrem um terreno de acesso restrito no Paraguai. A companhia estima que o serviço estará 100% concluído ainda durante o período da manhã.
Em Ciudad del Este e região, o apagão provocou dificuldades adicionais no trânsito e incertezas entre os moradores que saíam de casa pela manhã.