Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Últimas Notícias » Paraguai apreende maconha escondida em caminhão de cerveja

Paraguai

Paraguai apreende maconha escondida em caminhão de cerveja

Abordagem ocorreu no interior do departamento (estado) de Canindeyú, cuja capital é a cidade fronteiriça de Salto del Guairá.

2 min de leitura
Paraguai apreende maconha escondida em caminhão de cerveja
Descoberta ocorreu durante procedimento de rotina das forças do Paraguai. Foto: Gentileza/Senad Paraguai

Agentes da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) do Paraguai fizeram, nessa sexta-feira (7), uma curiosa apreensão de maconha.

Leia também:
Veículo furtado em Pato Branco é encontrado em cidade do Paraguai

Publicidade

A descoberta do entorpecente ocorreu durante abordagem de rotina a um caminhão que, oficialmente, transportava um carregamento de cerveja.

Publicidade
Tabletes estavam ocultos em caixas de uma marca mexicana popular no Paraguai.
Tabletes estavam ocultos em caixas de uma marca mexicana popular no Paraguai. Foto: Gentileza/Senad Paraguai

Conforme o boletim enviado à imprensa do Paraguai, o veículo foi parado na Rodovia PY03, localidade de Yasy Cañy, interior do departamento (estado) de Canindeyú.

Canindeyú tem como capital a cidade de Salto del Guairá, situada na fronteira com Guaíra (PR) e Mundo Novo (MS).

Publicidade

De acordo com a Senad do Paraguai, os 87 tabletes de maconha totalizaram 63,9 quilos. Para dificultar o achado, a carga estava oculta em caixas de uma marca mexicana de cerveja.

De nacionalidade paraguaia e 46 anos de idade, o motorista do caminhão recebeu voz de prisão em flagrante. O procedimento incluiu a apreensão do celular do homem, que passará por perícia para identificar eventuais fornecedores ou compradores da droga.

Publicidade

Maconha “VIP” no Paraguai

Em outro procedimento da Senad do Paraguai, mas na região de Pedro Juan Caballero, agentes especiais localizaram um “laboratório” para a produção de “maconha VIP”.

A estrutura, situada em um local de difícil acesso no município de Capitán Bado, tinha cerca de 18 mil mudas de maconha modificada. O objetivo, conforme a Senad, era produzir plantas com teores mais altos de alucinógenos.

Dois homens de nacionalidade colombiana, apontados como especialistas no cultivo da erva, receberam voz de prisão.

A fronteira seca entre Paraguai e Mato Grosso do Sul abriga a maior parte das plantações de maconha do país vizinho. Algumas das narcolavouras, inclusive, ficam a poucos metros de estradas rurais que demarcam os limites fronteiriços entre os dois países.

Periodicamente, forças policiais do Brasil e do Paraguai realizam procedimentos conjuntos na área, como as operações Nova Aliança. Os brasileiros fornecem, entre outras informações, imagens de satélite indicando a possível localização dos cultivos.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.