O município de Presidente Franco, no Paraguai, declarou de interesse municipal, nesta semana, uma proposta protocolada pelo vereador Lucio Vera.
Leia também:
Acompanhe a cobertura sobre a Ponte da Integração no H2FOZ
O parlamentar apresentou aos colegas o anteprojeto para a construção de um polo de lazer na barranca do Rio Paraná, no trecho entre o porto histórico da cidade (localizado em frente ao centro de Foz do Iguaçu) e a Ponte da Integração.
A proposta, elaborada pela equipe de arquitetura de Stephanie Yorg e Félix Domínguez, cria uma “Avenida Beira-Rio” no Paraguai, com cerca de quatro quilômetros de extensão.

Segundo o vereador, a Costanera seria não só uma nova opção de lazer para a população de Presidente Franco, mas um atrativo turístico.
“Hoje, vende-se a Tríplice Fronteira com as Cataratas do Iguaçu, as compras no Paraguai e a usina de Itaipu. No entanto, Presidente Franco não aparece. Queremos mudar isso”, afirmou Vera, pegando como gancho a abertura da Ponte da Integração, cuja cabeceira paraguaia fica na cidade.
De acordo com o vereador, o anteprojeto apresentado aos colegas no Paraguai leva em conta aspectos hidrográficos e geológicos da região, como as oscilações do Rio Paraná.
Os arquitetos incluíram a recuperação do porto histórico de Presidente Franco, com rampa para embarcações, ademais de áreas para estacionamento e instalação de bares e restaurantes.
Além disso, o anteprojeto de ocupação da margem paraguaia do Rio Paraná prevê área para caminhada, ciclovia, anfiteatro e parque infantil.
Atualmente, o trecho da barranca do Paranazão em Presidente Franco está abandonado pelo poder público. No local, existem portos clandestinos utilizados para a travessia ilegal de mercadorias e substâncias ilícitas entre Brasil e Paraguai.


Nao conseguiram nem fazer rua até a ponte nova… sonha mesmo que vão fazer algo dessa grandeza
Siempre un bostilero